Um pouco por todo o lado, incluindo Portugal, os órgãos de comunicação começam a fundir as suas redacções “tradicionais” e online, depois de um período inicial de “independência”. No site da Online Journalism Review, pode ler-se um texto de Jane Ellen Stevens, “Moving Online Into the Newsroom”, que apresenta uma mão-cheia de casos no mercado norte-americano. “Most newspapers have traditionally not made room for online producers and editors in their newsrooms, shuffling them off instead to a different floor, or to a different building entirely. But in the past few years, many newspapers have decided that having two newsrooms -- one for print and one for online -- doesn't make much sense. One by one, papers are moving their online editorial staff into the main newsroom”. As principais preocupações que envolvem esta decisão, referidas no texto, são assegurar a coerência editorial entre as duas redacções e combater a concorrência de outros sites informativos e de entretenimento. Falta referir – parece-me – a questão da redução de custos, já que muitas vezes estas fusões envolvem a dispensa de alguns jornalistas… mas essa é outra história. Vale a pena ler o texto pelos casos que são expostos, já que são apresentadas soluções e filosofias interessantes relativamente à integração dos meios online e tradicionais.
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