Weblogue colectivo do projecto Mediascópio - CECS / Universidade do Minho | RSS: ATOM 0.3 |




Envie este post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...



O segmento da imprensa gratuita em grande agitação jornal gratuitoEm escassos dois ou três dias, amplia-se a oferta do diário gratuito "Metro", em França, é lançado um novo jornal em na área metropolitana de Washington e anuncia-se em Espanha o alargamento dos gratuitos a mais dois títulos de imprensa especializada. No país vizinho, ao lado dos já estabilizados "Metro Directo" e "20 Minutos", juntou-se há semanas, um pouco por todo o país, o gratuito (de "serviço público") "Qué" e, mais recentemente, o desportivo "Mediapunta". Surge agora a notícia de mais dois títulos de imprensa gratuita especializada a surgirem até Junho: "Ahora", um vespertino sobre informação política, e "20 Negocios", de informação económica. Anunicam-se ainda outros projectos de desportivos gratuitos. Em França, o grupo que edita o diário gratuito "Metro" lançou ontem mais duas edições regionais, uma que cobre as cidades de Nantes e Rennes e outra a da capital alsaciana, Estrasburgo. Neste país eleva-se a 630 mil o número de exemplares diários do metro, lidos por perto de dois milhões de pessoas. O concorrente "20 Minutes", que está prestes a expandir-se em novas zonas urbanas francesas reivindica uma distribuição quotidiana de 745.000 exemplares, presente em cidades como Paris, Lyon, Marseille, Lille, Toulouse et Bordeaux. Finalmente, o milionário Philip Anschutz, que controla o grupo de imprensa Clarity Media, lançou ontem em Washington e nas zonas suburbanas desta cidade o gratuito "Washington Examiner", detendo igualmente importantes investimentos em gratuitos noutras zonas do país. A aposta em Washington ocorre dois anos depois de o "Washington Post", aparentemente com a intenção de marcar posição no campo dos gratuitos, ter começado a publicar o gratuito "Express". ACTUALIZAÇÃO (3.2): "O diário gratuito Metro, título lançado em Portugal no final de 2004, reforçou ontem a sua presença em Espanha com o lançamento de novas edições em Santiago de Compostela e em Vigo. Segundo a agência Lusa, com a introdução destas novas versões, o título passa a estar disponível num total de 14 cidades, atingindo uma audiência superior a 1,6 milhões de leitores em Espanha" (in Diário Económico).


0 resposta(s) para “”

Responder





Quem somos

» Manuel Pinto
» Helena Sousa
» Luis Antonio Santos
» Joaquim Fidalgo
» Felisbela Lopes
» Madalena Oliveira
» Sara Moutinho
» Daniela Bertocchi
» Sergio Denicoli

» E-MAIL

Últimos posts

» Novidades Editoriais
» 10 anos de jornalismo on-line em dossier
» Bolsa de investigação sobre os media Está abert...
» A ler - De Manuel Castells, a intervenção no re...
» "O fantástico mundo da mentira" No Público: "O ...
» Novos livros de comunicação apresentados hoje ...
» Notícias online: "espaço mais monológico do que di...
» Babel jornalística Via Ponto Media, este texto...
» A insinuação "(...)A insinuação é uma arma retó...
» Cenários digitais para os media Tendo por pano ...

Ligações


Arquivos

» abril 2002
» maio 2002
» junho 2002
» julho 2002
» agosto 2002
» setembro 2002
» outubro 2002
» novembro 2002
» dezembro 2002
» janeiro 2003
» fevereiro 2003
» março 2003
» abril 2003
» maio 2003
» junho 2003
» julho 2003
» agosto 2003
» setembro 2003
» outubro 2003
» novembro 2003
» dezembro 2003
» janeiro 2004
» fevereiro 2004
» março 2004
» abril 2004
» maio 2004
» junho 2004
» julho 2004
» agosto 2004
» setembro 2004
» outubro 2004
» novembro 2004
» dezembro 2004
» janeiro 2005
» fevereiro 2005
» março 2005
» abril 2005
» maio 2005
» junho 2005
» julho 2005
» agosto 2005
» setembro 2005
» outubro 2005
» novembro 2005
» dezembro 2005
» janeiro 2006
» fevereiro 2006
» março 2006
» abril 2006
» maio 2006
» junho 2006
» julho 2006
» agosto 2006
» setembro 2006
» outubro 2006
» novembro 2006
» dezembro 2006
» janeiro 2007

Livros

TV do futebol

» Felisbela Lopes e Sara pereira (orgs) A TV do Futebol; Porto: Campo das Letras

» Televisão e cidadania. Contributos para o debate sobre o serviço público. Manuel Pinto (coord.), Helena Sousa, Joaquim Fidalgo, Helena Gonçalves, Felisbela Lopes, Helena Pires, Luis António Santos. 2ª edição, aumentada, Maio de 2005. Colecção Comunicação e Sociedade. Campo das Letras Editores.

» Weblogs - Diário de Bordo. António Granado, Elisabete Barbosa. Porto Editora. Colecção: Comunicação. Última Edição: Fevereiro de 2004.

» Em nome do leitor. As colunas do provedor do "Público". Joaquim Fidalgo. Coimbra: Ed. Minerva. 2004

» Outras publicações do CECS

Eventos

» Conferência: A Nova Entidade Reguladora no quadro das políticas de Comunicação em Portugal (2006)

» I Congresso Internacional sobre Comunicação e Lusofonia (2005)

» Jornadas ?Dez Anos de Jornalismo Digital em Portugal: Estado da Arte e Cenários Futuros? (2005)

» Todos os eventos







Subscribe with Bloglines


Technorati Profile Powered by Blogger and Blogger Templates