O segmento da imprensa gratuita em grande agitação Em escassos dois ou três dias, amplia-se a oferta do diário gratuito "Metro", em França, é lançado um novo jornal em na área metropolitana de Washington e anuncia-se em Espanha o alargamento dos gratuitos a mais dois títulos de imprensa especializada. No país vizinho, ao lado dos já estabilizados "Metro Directo" e "20 Minutos", juntou-se há semanas, um pouco por todo o país, o gratuito (de "serviço público") "Qué" e, mais recentemente, o desportivo "Mediapunta". Surge agora a notícia de mais dois títulos de imprensa gratuita especializada a surgirem até Junho: "Ahora", um vespertino sobre informação política, e "20 Negocios", de informação económica. Anunicam-se ainda outros projectos de desportivos gratuitos. Em França, o grupo que edita o diário gratuito "Metro" lançou ontem mais duas edições regionais, uma que cobre as cidades de Nantes e Rennes e outra a da capital alsaciana, Estrasburgo. Neste país eleva-se a 630 mil o número de exemplares diários do metro, lidos por perto de dois milhões de pessoas. O concorrente "20 Minutes", que está prestes a expandir-se em novas zonas urbanas francesas reivindica uma distribuição quotidiana de 745.000 exemplares, presente em cidades como Paris, Lyon, Marseille, Lille, Toulouse et Bordeaux. Finalmente, o milionário Philip Anschutz, que controla o grupo de imprensa Clarity Media, lançou ontem em Washington e nas zonas suburbanas desta cidade o gratuito "Washington Examiner", detendo igualmente importantes investimentos em gratuitos noutras zonas do país. A aposta em Washington ocorre dois anos depois de o "Washington Post", aparentemente com a intenção de marcar posição no campo dos gratuitos, ter começado a publicar o gratuito "Express". ACTUALIZAÇÃO (3.2): "O diário gratuito Metro, título lançado em Portugal no final de 2004, reforçou ontem a sua presença em Espanha com o lançamento de novas edições em Santiago de Compostela e em Vigo. Segundo a agência Lusa, com a introdução destas novas versões, o título passa a estar disponível num total de 14 cidades, atingindo uma audiência superior a 1,6 milhões de leitores em Espanha" (in Diário Económico).
0 resposta(s) para “”
Responder