Analisando os dez mais da imprensa portuguesa
Os rankings, em rigor, devem ser feitos entre "produtos" análogos, mas jornais e revistas partilham a pertença a uma família comum que é a de serem publicações impressas periódicas. Deste ponto de vista, faz sempre sentido perguntar-nos: para que títulos e tipos de títulos se orientam as preferências dos leitores que compram ou assinam jornais e revistas, em Portugal?
Para o ano de 2005, as posições relativas são as seguintes, de acordo com os dados da APCT (entre parêntesis o comportamento de descida ou de subida face ao ano anterior):
- 1º Maria : 255.894 (-)
- 2º TV 7Dias: 180.834 (+)
- 3º Nova Gente: 146.896 (-)
- 4º Destak: 129.603 (+)
- 5º Expresso: 126.480 (-)
- 6º Metro: >121.000
- 7º Correio da Manhã: 113.792 (-)
- 8º Caras: 99.941 (+)
- 9º Visão: 97.216 (-)
- 10º Jornal de Notícias: 95.231 (-)
Algumas notas acerca desta ordenação:
- As três primeiras posições continuam a ser lideradas, de forma destacada, pela imprensa do "coração" e pela que "parasita" a TV, o espectáculo e o glamour.
- Os diários gratuitos, apesar de acabados de chegar ao mercado, não só conquistaram as suas posições nos "dez mais", mas ultrapassaram já os diários pagos mais vendidos.
- A imprensa dita de referência ou não aparece nestes dez mais ou ocupa um lugar modesto.
- Apesar de tudo, e ao contrário das primeiras leituras, não se pode dizer, em rigor, que, pela primeira vez, toda a imprensa cai nas tiragens e circulação: existe uma tendência geral de queda, mas há zonas onde a queda não ocorre e onde até se regista crecimento: a informação económica e alguma imprensa televisiva e de sociedade.
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