Weblogue colectivo do projecto Mediascópio - CECS / Universidade do Minho | RSS: ATOM 0.3 |




Envie este post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...



Da guerra (e) dos media: - Al-Arabia é o nome do canal televisivo de notícias dirigido ao mundo àrabe, que vai ser lançado no próximo dia 20 (ou antes, se a guerra, entretanto, rebentar) pelo Middle East Broadcasting, com financiamento saudita. O canal pretende competir com a Al-Jazeera e envolve um investimento de 300 milhões de dólares. - O ataque ao Iraque pode vir a atrasar a recuperação económica das indústrias dos media, mantendo o quadro de recessão publicitária. Segundo estrategas de marketing publicidade consultados por publicações especializadas dos EUA e citados pelo IBLNews, "a ameaça de guerra resfria os anunciantes". "La impresión dominante es que la incertidumbre y la preocupación por el desenlace frena el ánimo comprador. Añádase a ello que durante la cobertura especial y continuada de breaking stories, o noticias de impacto como es la guerra, las cadenas de TV y de satélite y cable no funcionan los cortes publicitarios, ni los anunciantes quieren aparecer. Las publicaciones impresas y los diarios también sufren el problema de la ausencia de marcas que no quieren ver sus productos en medio de la guerra". - Paul Van Slambrouck, editor do Christian Science Monitor, explica a posição desta publicação perante a guerra e noticia um facto interessante: "The Monitor, for instance, shuttered its Tokyo bureau and opened a bureau in Istanbul, assuming that Turkey would be a better place to cover a conflict with Iraq and the growing importance of the Islamic world". - Ted Turner, até há dias vice-presidente da AOL Time Warner, ridicularizou o ataque dos EUA ao Iraque: "We got all the bombs and they don't have very much but a few guns. It's the high-tech wealthy Western nation against the Third World country; it's kind of a foregone conclusion that we'll win. It's a question of how many civilians get killed over there -- that's what worries me," Turner said. "We're trying to get one man, right? And we're going to kill tens of thousands of people to get him. It seems like a pretty inefficient way to do things." - O museu das notícias e do jornalismo Newseum colocou na net um site sobre a história da reportagem de guerra, intitulado War Stories. Vale a pena dar uma olhada. Também o brasileiro "Estado de São Paulo" disponibiliza um site com um acervo significativo dos boletins de guerra de Julio Mesquita, fundador do jornal, entre os anos de 1914 e 1919. A iniciativa revela preocupações informativas e pedagógicas.


0 resposta(s) para “”

Responder





Quem somos

» Manuel Pinto
» Helena Sousa
» Luis Antonio Santos
» Joaquim Fidalgo
» Felisbela Lopes
» Madalena Oliveira
» Sara Moutinho
» Daniela Bertocchi
» Sergio Denicoli

» E-MAIL

Últimos posts

» Regressando ao tema da guerra iminente no Iraque e...
» A resposta a uma carta do leitor na Vanity Fair am...
» Zara Pinto Coelho, do Departamento de Ciências da ...
» João Canavilhas, docente e investigador do Labcom ...
» O Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalist...
» BREVES: - O Programa "Fenix" de reestruturação ...
» Manuel Castells, professor de sociología da Univer...
» Sobre a prisão de Carlos Cruz: - J. M. Paquete ...
» Na Europa, gostava de destacar um site que, apesar...
» O prof. Manuel Pinto tem abordado o tema da guerra...

Ligações


Arquivos

» abril 2002
» maio 2002
» junho 2002
» julho 2002
» agosto 2002
» setembro 2002
» outubro 2002
» novembro 2002
» dezembro 2002
» janeiro 2003
» fevereiro 2003
» março 2003
» abril 2003
» maio 2003
» junho 2003
» julho 2003
» agosto 2003
» setembro 2003
» outubro 2003
» novembro 2003
» dezembro 2003
» janeiro 2004
» fevereiro 2004
» março 2004
» abril 2004
» maio 2004
» junho 2004
» julho 2004
» agosto 2004
» setembro 2004
» outubro 2004
» novembro 2004
» dezembro 2004
» janeiro 2005
» fevereiro 2005
» março 2005
» abril 2005
» maio 2005
» junho 2005
» julho 2005
» agosto 2005
» setembro 2005
» outubro 2005
» novembro 2005
» dezembro 2005
» janeiro 2006
» fevereiro 2006
» março 2006
» abril 2006
» maio 2006
» junho 2006
» julho 2006
» agosto 2006
» setembro 2006
» outubro 2006
» novembro 2006
» dezembro 2006
» janeiro 2007

Livros

TV do futebol

» Felisbela Lopes e Sara pereira (orgs) A TV do Futebol; Porto: Campo das Letras

» Televisão e cidadania. Contributos para o debate sobre o serviço público. Manuel Pinto (coord.), Helena Sousa, Joaquim Fidalgo, Helena Gonçalves, Felisbela Lopes, Helena Pires, Luis António Santos. 2ª edição, aumentada, Maio de 2005. Colecção Comunicação e Sociedade. Campo das Letras Editores.

» Weblogs - Diário de Bordo. António Granado, Elisabete Barbosa. Porto Editora. Colecção: Comunicação. Última Edição: Fevereiro de 2004.

» Em nome do leitor. As colunas do provedor do "Público". Joaquim Fidalgo. Coimbra: Ed. Minerva. 2004

» Outras publicações do CECS

Eventos

» Conferência: A Nova Entidade Reguladora no quadro das políticas de Comunicação em Portugal (2006)

» I Congresso Internacional sobre Comunicação e Lusofonia (2005)

» Jornadas ?Dez Anos de Jornalismo Digital em Portugal: Estado da Arte e Cenários Futuros? (2005)

» Todos os eventos







Subscribe with Bloglines


Technorati Profile Powered by Blogger and Blogger Templates