Quanto maior a empresa menor a qualidade. O Project for Excellence in Journalism acaba de dar à estampa (digital) um estudo de largo espectro, intitulado “Does Ownership Matter in Local Television News?”,que procura analisar a relação entre dimensão da empresa/grupo económico e a qualidade do jornalismo. As perguntas de partida são estas: será que grandes grupos, com recursos vastos e empresas diversificadas levam a um jornalismo melhor? Ou será que empresas mais pequenas e mais próximas das comunidades locais permitem uma trabalho mais bem feito? Destaques das conclusões: * "Smaller station groups overall tended to produce higher quality newscasts than stations owned by larger companies-by a significant margin. * Network affiliated stations tended to produce higher quality newscasts than network owned and operated stations-also by a large margin. * Stations with cross-ownership-in which the parent company also owns a newspaper in the same market-tended to produce higher quality newscasts. * Local ownership offered some protection against newscasts being very poor, but did not encourage superior quality". A operacionalização do complexo conceito de qualidade foi feita tomando como referência um conjunto de critérios que podem ser consultados num anexo do estudo.
0 resposta(s) para “”
Responder