Weblogue colectivo do projecto Mediascópio - CECS / Universidade do Minho | RSS: ATOM 0.3 |




Envie este post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...



Que se está a passar com a TV por cabo em Portugal? De que modo se estão a alterar as práticas de uso da televisão? Para responder a estas e outras perguntas, merece leitura o texto "De olhos no cabo", de Maria João Caetano, no "Diário de Notícias de hoje". Alguns factos e argumentos: * "Em dois anos, o 'share' dos canais por cabo subiu de 6,1 por cento para 10,9 por cento"; * "A audiência dos canais de televisão por cabo está a aumentar de forma acentuada, sobretudo entre as classes A/B e entre os mais jovens (15-24 anos)"; * "Este aumento deve-se, em primeiro lugar, ao alargamento dos vários serviços de cabo no país _ no final de 2002 havia já 3,36 milhões de alojamentos cablados e o número de assinantes chegou aos 1,26 milhões, mais 12 por cento do que no ano anterior, segundo dados da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom)"; * "Existe uma tendência clara para a segmentação do mercado _ que se oberva também nos outros meios de comunicação (jornais, revistas, rádios) _ e as televisões tentam tirar o máximo partido dos nichos de mercado, procurando os espectadores que não estão satisfeitos com os canais generalistas"; * "Há uma excepção: dentro do universo de espectadores do cabo, a SIC Notícias é, desde Outubro, o quarto canal mais visto, ultrapassando a RTP2"; * "...os canais por cabo têm mais sucesso entre os homens (onde conseguem um share de 33,7 por cento) do que entre as mulheres (apenas 19,5 por cento do público feminino prefere o cabo). Percebe-se: afinal, são as mulheres o público mais fiel das telenovelas que preenchem o prime time da SIC e da TVI"; * "Em termos de grupos socioeconómicos, é curioso verificar que, nos últimos dois anos, apenas a classe D se afastou dos canais especializados e que a penetração do cabo aumentou 47,7 por cento entre as classes A e B. Actualmente, os canais por cabo conseguem um share de 33,7 por cento no grupo etário 4-14 anos; e de 34,5 por cento entre os jovens de 15-24 anos".


0 resposta(s) para “”

Responder





Quem somos

» Manuel Pinto
» Helena Sousa
» Luis Antonio Santos
» Joaquim Fidalgo
» Felisbela Lopes
» Madalena Oliveira
» Sara Moutinho
» Daniela Bertocchi
» Sergio Denicoli

» E-MAIL

Últimos posts

» O Relator Especial para a Liberdade de Opinião e E...
» A conhecida revista Wired está a fazer dez anos de...
» "O Regime Jurídico-Administrativo da Concentração ...
» Não sei se já alguém leu a reportagem que saiu na ...
» Imagino que já tenham visto esta notícia sobre a p...
» O Portal de Comunicação INFOAMERICA, anuncia na su...
» Depois de Luís Delgado, segue-se Deolinda Almeida....
» Vale a pena dar uma olhada ao dossier que a Visão ...
» Uma peça referenciada no ContraFactos & Argumentos...
» Descobri hoje uma coluna no Editor and Publisher c...

Ligações


Arquivos

» abril 2002
» maio 2002
» junho 2002
» julho 2002
» agosto 2002
» setembro 2002
» outubro 2002
» novembro 2002
» dezembro 2002
» janeiro 2003
» fevereiro 2003
» março 2003
» abril 2003
» maio 2003
» junho 2003
» julho 2003
» agosto 2003
» setembro 2003
» outubro 2003
» novembro 2003
» dezembro 2003
» janeiro 2004
» fevereiro 2004
» março 2004
» abril 2004
» maio 2004
» junho 2004
» julho 2004
» agosto 2004
» setembro 2004
» outubro 2004
» novembro 2004
» dezembro 2004
» janeiro 2005
» fevereiro 2005
» março 2005
» abril 2005
» maio 2005
» junho 2005
» julho 2005
» agosto 2005
» setembro 2005
» outubro 2005
» novembro 2005
» dezembro 2005
» janeiro 2006
» fevereiro 2006
» março 2006
» abril 2006
» maio 2006
» junho 2006
» julho 2006
» agosto 2006
» setembro 2006
» outubro 2006
» novembro 2006
» dezembro 2006
» janeiro 2007

Livros

TV do futebol

» Felisbela Lopes e Sara pereira (orgs) A TV do Futebol; Porto: Campo das Letras

» Televisão e cidadania. Contributos para o debate sobre o serviço público. Manuel Pinto (coord.), Helena Sousa, Joaquim Fidalgo, Helena Gonçalves, Felisbela Lopes, Helena Pires, Luis António Santos. 2ª edição, aumentada, Maio de 2005. Colecção Comunicação e Sociedade. Campo das Letras Editores.

» Weblogs - Diário de Bordo. António Granado, Elisabete Barbosa. Porto Editora. Colecção: Comunicação. Última Edição: Fevereiro de 2004.

» Em nome do leitor. As colunas do provedor do "Público". Joaquim Fidalgo. Coimbra: Ed. Minerva. 2004

» Outras publicações do CECS

Eventos

» Conferência: A Nova Entidade Reguladora no quadro das políticas de Comunicação em Portugal (2006)

» I Congresso Internacional sobre Comunicação e Lusofonia (2005)

» Jornadas ?Dez Anos de Jornalismo Digital em Portugal: Estado da Arte e Cenários Futuros? (2005)

» Todos os eventos







Subscribe with Bloglines


Technorati Profile Powered by Blogger and Blogger Templates