A Associated Press Management Editors (APME) lançou, no quadro do seu projecto "National Credibility Roundtables" um conjunto de iniciativas no sentido de reduzir riscos como o de falsificação de notícias e de valorizar mais o papel dos leitores nesse terreno. A iniciativa surge na sequência da eclosão do caso dos plágios e falsificações cometidos pelo jornalista Jayson Blair, que trabalhou até este mês no The New Yoprk Times. Alguns ecos já referenciados num texto recente publicado no Poynter On-line (Readers: Why We Don't Alert Media To Mistakes - Reflections on credibility), põe-se ênfase no autismo e arrogância dos jornais face aos alertas, chamadas de atenção e queixas dos leitores. Eis as perguntas colocadas a leitores de dezena e meia de publicações, cujas respostas estão ainda a ser recebidas: - "Have you ever contacted the newspaper about an important mistake in a story? If so, were you satisfied with the response? - Have you ever noticed an important mistake in a story that you did not call to the newspaper's attention? If so, why didn't you let us know? - Have you ever been misquoted in the newspaper? - Has the media acted responsibly in attempting to report on the scandal and correct the stories? - Does this change the way you think about the media and its credibility?"
0 resposta(s) para “”
Responder