Algumas notas breves sobre o encontro de blogs - As duas intervenções iniciais foram um excelente momento para pensar a blogosfera num mapa mais largo de questões que ela coloca. Quando nos encontramos no meio da floresta, só vemos árvores. Para ver a floresta, é necessário distância e altura. Há quem só goste de ver a floresta. Há quem não goste ou não possa sair do meio das árvores. - Da intervenção do Jose Luís Orihuela, resumida numa síntese disponível em português , ficou-me a metáfora da cerveja. Quando Gutemberg "inventou" a imprensa, os monges copistas, numa primeira fase, entraram em crise de identidade, mas depois da fase depressiva, dedicaram-se a fabricar cerveja (de que nos chegaram algumas das melhores marcas). A nova "invenção" gutemberguiana seria esta possibilidade de de publicação e edição virtualimente diponibilizada de forma fácil a toda a gente, aberta pela web e, em especial, pela ideia subjacente aos blogs. A "cerveja" seria aquilo que os jornalistas teriam agora que inventar; ou seja, a redefinição do papel e lugar do jornalismo num novo quadro em que cada pessoa ou grupo também pode ser fonte e autora da sua própria palavra, da sua própria voz; - da intervenção do António Granado, anoto apenas um ponto que tempera e complementa a provocação de Orihuela: o acesso à Internet ainda é um fenómeno de info-ricos, o que ainda é mais verdade para o âmbito da blogosfera (ao contrário do que poderia fazer supor uma notícia breve do Público de ontem, que dizia que em Portugal o acesso à Internet tem 6.158 milhões de clientes). - o encontro Blogs & Beers foi um excelente momento de encontro descontraído, numa esplanada sossegada do centro de Braga: deu para aquelas conversas que os ambientes um pouco mais formais dos encontros não dá. Foram feitas fotos que brevemente começarão a circular.
0 resposta(s) para “”
Responder