Weblogue colectivo do projecto Mediascópio - CECS / Universidade do Minho | RSS: ATOM 0.3 |




Envie este post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...



Uma agenda de debate sobre os media - I Para além do levantamento sobre a situação actual das principais empresas jornalísticas portuguesas, a que se fez referência aqui em baixo, o Sindicato dos Jornalistas acaba de elaborar também um estudo intitulado "POR UMA AGENDA DOS PODERES PÚBLICOS PARA OS MÉDIA", entregue aos órgãos de soberania. Trata-se de um estudo de 11 páginas que caracteriza o sector dos media, escalpeliza a situação profissional dos jornalistas e propõe medidas de carácter imediato e estrutural. O documento debruça-se sobre a realidade das empresas de media, alerta para "a necessidade de remunerar o capital o mais rápida e o mais abundantemente possível", considerando que ela "vem impondo:

• Uma fortíssima concorrência e uma luta desenfreada pelas audiências • A prevalência de meros critérios de rentabilidade económica sobre os princípios do serviço público da informação • A gestão por objectivos mesmo com sacrifício da qualidade e do rigor informativos • A crescente afirmação de uma "indústria de conteúdos" • A instrumentalização da informação jornalística como mero suporte publicitário e veículo de distribuição de produtos estranhos ao objecto da comunicação social (brindes, brinquedos, cutelarias...), bem como factor de credibilização destes • A transformação da Informação jornalística em mera mercadoria passível de distribuição em múltiplas plataformas tecnológicas em que os grupos fazem grandes apostas ou de que são originários • A adopção de linguagens, estilos e até opções editoriais por vezes estranhos à autonomia editorial e técnica dos jornalistas, bem como à sua deontologia profissional • A padronização crescente dos valores noticiosos • A valorização artificial de temáticas de mero entretenimento e até de promoção de produtos e serviços numa lógica exclusivamente comercial."


0 resposta(s) para “”

Responder





Quem somos

» Manuel Pinto
» Helena Sousa
» Luis Antonio Santos
» Joaquim Fidalgo
» Felisbela Lopes
» Madalena Oliveira
» Sara Moutinho
» Daniela Bertocchi
» Sergio Denicoli

» E-MAIL

Últimos posts

» Marques de Melo: homenagens O Congresso da INTE...
» Para complementar o post anterior, aqui fica o lin...
» "A situação nas empresas jornalísticas em 31 de Ag...
» Novo blog de estudantes Blog do fórum do curso ...
» Walter J. Ong - Sítios na Web Para quem pretend...
» Ong - pensamentos The sequential processing and...
» Olho Vivo recorda Walter J. Ong Agradeço ao "Ol...
» Blogando... No Mar Salgado: "Não ganhando mai...
» Pesquisadores brasileiros de Jornalismo - socieda...
» O pijama e a gravata Daniel Schneidermann, no s...

Ligações


Arquivos

» abril 2002
» maio 2002
» junho 2002
» julho 2002
» agosto 2002
» setembro 2002
» outubro 2002
» novembro 2002
» dezembro 2002
» janeiro 2003
» fevereiro 2003
» março 2003
» abril 2003
» maio 2003
» junho 2003
» julho 2003
» agosto 2003
» setembro 2003
» outubro 2003
» novembro 2003
» dezembro 2003
» janeiro 2004
» fevereiro 2004
» março 2004
» abril 2004
» maio 2004
» junho 2004
» julho 2004
» agosto 2004
» setembro 2004
» outubro 2004
» novembro 2004
» dezembro 2004
» janeiro 2005
» fevereiro 2005
» março 2005
» abril 2005
» maio 2005
» junho 2005
» julho 2005
» agosto 2005
» setembro 2005
» outubro 2005
» novembro 2005
» dezembro 2005
» janeiro 2006
» fevereiro 2006
» março 2006
» abril 2006
» maio 2006
» junho 2006
» julho 2006
» agosto 2006
» setembro 2006
» outubro 2006
» novembro 2006
» dezembro 2006
» janeiro 2007

Livros

TV do futebol

» Felisbela Lopes e Sara pereira (orgs) A TV do Futebol; Porto: Campo das Letras

» Televisão e cidadania. Contributos para o debate sobre o serviço público. Manuel Pinto (coord.), Helena Sousa, Joaquim Fidalgo, Helena Gonçalves, Felisbela Lopes, Helena Pires, Luis António Santos. 2ª edição, aumentada, Maio de 2005. Colecção Comunicação e Sociedade. Campo das Letras Editores.

» Weblogs - Diário de Bordo. António Granado, Elisabete Barbosa. Porto Editora. Colecção: Comunicação. Última Edição: Fevereiro de 2004.

» Em nome do leitor. As colunas do provedor do "Público". Joaquim Fidalgo. Coimbra: Ed. Minerva. 2004

» Outras publicações do CECS

Eventos

» Conferência: A Nova Entidade Reguladora no quadro das políticas de Comunicação em Portugal (2006)

» I Congresso Internacional sobre Comunicação e Lusofonia (2005)

» Jornadas ?Dez Anos de Jornalismo Digital em Portugal: Estado da Arte e Cenários Futuros? (2005)

» Todos os eventos







Subscribe with Bloglines


Technorati Profile Powered by Blogger and Blogger Templates