Uma agenda de debate sobre os media - I Para além do levantamento sobre a situação actual das principais empresas jornalísticas portuguesas, a que se fez referência aqui em baixo, o Sindicato dos Jornalistas acaba de elaborar também um estudo intitulado "POR UMA AGENDA DOS PODERES PÚBLICOS PARA OS MÉDIA", entregue aos órgãos de soberania. Trata-se de um estudo de 11 páginas que caracteriza o sector dos media, escalpeliza a situação profissional dos jornalistas e propõe medidas de carácter imediato e estrutural. O documento debruça-se sobre a realidade das empresas de media, alerta para "a necessidade de remunerar o capital o mais rápida e o mais abundantemente possível", considerando que ela "vem impondo:
• Uma fortíssima concorrência e uma luta desenfreada pelas audiências • A prevalência de meros critérios de rentabilidade económica sobre os princípios do serviço público da informação • A gestão por objectivos mesmo com sacrifício da qualidade e do rigor informativos • A crescente afirmação de uma "indústria de conteúdos" • A instrumentalização da informação jornalística como mero suporte publicitário e veículo de distribuição de produtos estranhos ao objecto da comunicação social (brindes, brinquedos, cutelarias...), bem como factor de credibilização destes • A transformação da Informação jornalística em mera mercadoria passível de distribuição em múltiplas plataformas tecnológicas em que os grupos fazem grandes apostas ou de que são originários • A adopção de linguagens, estilos e até opções editoriais por vezes estranhos à autonomia editorial e técnica dos jornalistas, bem como à sua deontologia profissional • A padronização crescente dos valores noticiosos • A valorização artificial de temáticas de mero entretenimento e até de promoção de produtos e serviços numa lógica exclusivamente comercial."
0 resposta(s) para “”
Responder