Weblogue colectivo do projecto Mediascópio - CECS / Universidade do Minho | RSS: ATOM 0.3 |




Envie este post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...



"Tudo por uma boa história" Os tempos estão de molde a fazer brilhar quem prevarica. Acabam de chegar às livrarias os relatos das patifarias "jornalísticas" relativas a dois casos recentes, um dos quais ocorrido já este ano: os plágios e falsificações de Jayson Blair no "New York Times" e de Steve Glass na revista "New Republic". O primeiro escreveu "Burning Down My Master's House: My Life at the New York Times" ("Queimando a casa de meu amo - a minha vida em The New York Times") . O segundo escreveu uma obra de ficção intitulada "Fabuladores", as quais serão certamente best-sellers. A este propósito, Andy Robinson refere, no jornal La Vanguardia que acaba de estrear em Nova York o filme "Shattered Glass", sobre o caso de Steve Glass, interpretado por Hayden Christensen, no qual este explica as falhas dos sistemas de controlo interno, que permitiram que as suas falsificações tivessem sido publicadas como trabalhos jornalísticos: "Si es una reportaje original, la única forma de comprobar los datos es mirando los apuntes del propio redactor". Glass lo inventó todo, incluso sus apuntes. Hasta llegó a crear la página web de una empresa fantasma para despistar a los revisores. Al final resulta que casi todos los artículos de Glass en el prestigioso 'New Republic' - conocida como la revista que se ofrece a bordo del 'Air Force One', el avion presidencial - eran inventados. Glass fue despedido en 1998." E acrescenta Robinson: (...) uno llega a la conclusión de que los sistemas de control y vigilancia hasta pueden llegar a ser contraproducentes porque minan el ambiente de confianza. Y el problema se agrava por la competencia feroz, la escasez de empleo y la ambición por el poder en redacciones cada vez más jóvenes. 'New Republic' tenía una plantilla de sólo 15 personas, con una edad media de 26 años. Gente joven dispuesta a casi todo para alcanzar el éxito. Como dice la publicidad de 'Shattered Glass': "Haría cualquier cosa para conseguir una buena historia".


0 resposta(s) para “”

Responder





Quem somos

» Manuel Pinto
» Helena Sousa
» Luis Antonio Santos
» Joaquim Fidalgo
» Felisbela Lopes
» Madalena Oliveira
» Sara Moutinho
» Daniela Bertocchi
» Sergio Denicoli

» E-MAIL

Últimos posts

» Movimentações em torno da Cimeira Mundial Come...
» Barómetro qualitativo das audiências France Tél...
» Joel da Silveira deixa AACS Joel Frederico da S...
» Internet à frente das revistas A Internet rep...
» "Sociedade da Informação - Balanço e Implicações" ...
» Investimento em publicidade As três agências de...
» Weblogs e Jornalismo Foi já anunciado o program...
» Movimento anti-publicitário enfrenta a justiça ...
» 25 anos do "Relatório McBride" O Portal de la C...
» Estudo sobre concentração mediática em Portugal ...

Ligações


Arquivos

» abril 2002
» maio 2002
» junho 2002
» julho 2002
» agosto 2002
» setembro 2002
» outubro 2002
» novembro 2002
» dezembro 2002
» janeiro 2003
» fevereiro 2003
» março 2003
» abril 2003
» maio 2003
» junho 2003
» julho 2003
» agosto 2003
» setembro 2003
» outubro 2003
» novembro 2003
» dezembro 2003
» janeiro 2004
» fevereiro 2004
» março 2004
» abril 2004
» maio 2004
» junho 2004
» julho 2004
» agosto 2004
» setembro 2004
» outubro 2004
» novembro 2004
» dezembro 2004
» janeiro 2005
» fevereiro 2005
» março 2005
» abril 2005
» maio 2005
» junho 2005
» julho 2005
» agosto 2005
» setembro 2005
» outubro 2005
» novembro 2005
» dezembro 2005
» janeiro 2006
» fevereiro 2006
» março 2006
» abril 2006
» maio 2006
» junho 2006
» julho 2006
» agosto 2006
» setembro 2006
» outubro 2006
» novembro 2006
» dezembro 2006
» janeiro 2007

Livros

TV do futebol

» Felisbela Lopes e Sara pereira (orgs) A TV do Futebol; Porto: Campo das Letras

» Televisão e cidadania. Contributos para o debate sobre o serviço público. Manuel Pinto (coord.), Helena Sousa, Joaquim Fidalgo, Helena Gonçalves, Felisbela Lopes, Helena Pires, Luis António Santos. 2ª edição, aumentada, Maio de 2005. Colecção Comunicação e Sociedade. Campo das Letras Editores.

» Weblogs - Diário de Bordo. António Granado, Elisabete Barbosa. Porto Editora. Colecção: Comunicação. Última Edição: Fevereiro de 2004.

» Em nome do leitor. As colunas do provedor do "Público". Joaquim Fidalgo. Coimbra: Ed. Minerva. 2004

» Outras publicações do CECS

Eventos

» Conferência: A Nova Entidade Reguladora no quadro das políticas de Comunicação em Portugal (2006)

» I Congresso Internacional sobre Comunicação e Lusofonia (2005)

» Jornadas ?Dez Anos de Jornalismo Digital em Portugal: Estado da Arte e Cenários Futuros? (2005)

» Todos os eventos







Subscribe with Bloglines


Technorati Profile Powered by Blogger and Blogger Templates