"A Tribo Jornalística", novo livro de Nelson Traquina Está a chegar às livrarias o novo livro do Prof. Nelson Traquina, intitulado "A Tribo Jornalística". Tem a chancela da Editorial Notícias. É um livro em que, depois de várias reflexões sobre os processos de construção da realidade em jornalismo, o autor nos convida a reflectir sobre a própria profissão jornalística, entendida como "comunidade interpretativa". Como ainda não tivemos ocasião de ler o livro, aqui fica o texto de apresentação, distribuído pelos serviços de comunicação da Editora: "Os media noticiosos são cada vez mais notícia nas sociedades contemporâneas. Ainda há quem ainda conteste que a sua actuação seja um poder que afecta diversas vertentes da vida dos seus cidadãos, incluindo a eleição dos líderes políticos e a ascensão e queda dos seus ídolos? Dos dois lados, quer do Atlântico quer do Pacífico, o jornalismo e os seus profissionais são objecto de reflexão, debate, controvérsia e mesmo condenação. Este livro tem como objectivo a análise do campo jornalístico moderno, colocando sob a lupa os seus profissionais – os jornalistas. Com base em dados empíricos, este livro defende a tese de que os jornalistas são uma «comunidade interpretativa» transnacional, ou seja, uma tribo que partilha toda uma ideologia profissional, um conjunto de valores e normas, bem como toda uma cultura profissional rica em representações que ganharam uma dimensão mítica, conseguindo atrair aos cursos universitários de Comunicação e de Jornalismo a nata de novas gerações. Coloca a hipótese de que a existência de uma comunidade jornalística transnacional na diáspora mundial constitui um dos factores principais, embora pouco mencionado, da nova era da globalização." Nelson Traquina é docente na Universidade Nova de Lisboa e director do CIMJ (Centro de Estudos de Media e Jornalismo). É professor catedrático em Jornalismo (é de resto o único catedrático português nesta área), sendo autor e/ou editor de livros como O que é Jornalismo? (Quimera, 2002), O Estudo do Jornalismo no Século XX (Brasil, Editora Unisinos, 2001), A Redescoberta do Poder do Jornalismo: Análise e Textos da Teoria do Agendamento (Minerva, 2000), Big Show Media:Viagem pelo Mundo do Audiovisual Português (Noticias, 1997), e Jornalismo: Questões,Teorias e «Éstórias» (Veja, 1993). É ainda co-autor de várias outras obras.
0 resposta(s) para “”
Responder