Arriscar compensa? A decisão pioneira do jornal britânico Independent de publicar duas versões da edição diária – uma no formato tradicional em broadsheet e outra no formato tablóide – com os mesmos conteúdos (ver post de 26 de Setembro neste blog) está a trazer tão bons resultados ao nível das vendas que os próprios responsáveis do jornal ficaram surpreendidos. De acordo com notícias publicadas hoje no Independent, no Guardian, e no Times, o diário britânico “está mesmo a ponto de se tornar rentável pela primeira vez em mais de uma década”. Ivan Fallon, chief executive da empresa Independent News & Media UK, afirmou que o investimento associado a esta operação “foi o dinheiro mais bem gasto” pela administração. O lançamento da versão em formato tablóide (ou formato compacto) fez com que o jornal obtivesse a maior circulação registada desde 1997, e a maior quota de mercado (11,7 por cento) deste Abril de 1996. A hipótese de suspender a edição em formato broadsheet está em discussão, embora os responsáveis do jornal admitam que serão os leitores a ditar o seu futuro. A verdade é que, cinco meses após o início da edição compacta, cerca de 75 por cento dos leitores do Independent preferem comprar esta versão.
0 resposta(s) para “”
Responder