Leituras e interrogações sobre as audiências da Imprensa Em primeiro lugar, o modo como os diversos jornais apresentam a informação da Marktest: Jornal de Notícias: JN continua a ser o jornal mais lido em Portugal Correio da Manhã: "Correio da Manhã" ganha leitores Público: "Imprensa com dificuldade em segurar audiências" Diário de Notícias: 'JN' mantém-se na liderança . É difícil encontrar, nos jornais, trabalho jornalístico problematizador sobre as vendas e as audiências da Imprensa. Sei que é matéria sensível. Mas, na lógica em que estes dados são habitualmente apresentados, cada qual procura sublinhar aquilo que lhe convém, subavaliando ou escondendo o que não lhe é favorável. Como sabemos, as estatísticas dão-nos sempre mantimento para falar das nossas vantagens, mesmo que dentro de casa estejamos a passar fome. As audiências dos media são talvez dos terrenos mais extraordinários para estas operações de cosmética estatística (nem sempre desacabida, sublinhe-se). No caso em apreço, salvo o título do Público ("Imprensa com dificuldade em segurar audiências"), é difícil descortinar um sinal de preocupação ou de alerta. A lógica é: como evoluí eu, face aos meus concorrentes? Se não cresci globalmente, a que pormenor positivo me posso agarrar? Que aspectos positivos se recortam relativamente aos media do meu grupo? Ou seja: olhar para o meu umbigo, com o canto do olho no umbigo do meu vizinho. E não haverá nada mais a dizer, sobre a "performance" da Imprensa generalista em Portugal? Não haverá por aqui sintomas que carecem de ser urgentemente enunciados e discutidos, alguns deles com especificidades em alguns segmentos da Imprensa? Talvez o "submundo" profissional e empresarial retratado pelos bloggers do "Diário de um Jornalista", sendo porventura, e embora, o degrau mais baixo de uma certa degradação, nos possa dar pistas para analisar o que se está a passar. Quem deseja dar achegas para este debate?
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