Weblogue colectivo do projecto Mediascópio - CECS / Universidade do Minho | RSS: ATOM 0.3 |




Envie este post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...



Weblogs e Jornalismo A mais recente edição do Observatório da Imprensa traduziu um texto recente de Jay Rosen , a que deu o título "Era dos weblogs: O jornalismo não tem donos": "O jornalismo deve ser entendido como uma prática e não como uma profissão. O jornalismo pode ser praticado em qualquer ambiente. Ele existe independentemente dos mecanismos de distribuição. Isto também significa que o jornalismo não é sinônimo, sob qualquer ponto de vista, de "mídia". A mídia, ou a grande mídia como alguns a chamam, não é dona do jornalismo e nem pode usá-lo a seu bel-prazer. Nem ele é propriedade de nenhum grupo profissional, da mesma forma que os museus e galerias de arte não são os donos das obras expostas. Embora os melhores jornalistas da atualidade sejam profissionais, isto nem sempre foi verdadeiro." "A capacidade dos weblogs para mudar o jornalismo" Mitch Ratcliffe, blogger e ex-colunista da Macweek e Digital Media, dá uma entrevista à Editor & Publisher em que reflecte sobre a relação engre os blogs e o jornalismo. Um excerto: "Let's make a distinction between the tools and the many styles that represent "blogging" (...) The tools are as transformative as the desktop publishing tools that changed the economics of publishing during the 1980s and early 1990s. That technology saw an explosion of new magazines, many addressing smaller niche markets that would not have been served by individual titles in the pre-desktop publishing days. Now, we've got not one publication in some of these markets, but several competing for advertising and readers. So, the tools will definitely transform the news as we know it, because many more people are able to contribute to the recording of the news. Individual citizens can tell stories instead of waiting for "the media" to do it. (...) Now, will the blogging style, which is personal and conversational in many cases, change journalism? That's not clear, though we can assume that bloggers' influence will change the expectations about what should be on editorial, news and feature pages. The tools will make their changes quickly and the style changes will proceed slowly."


0 resposta(s) para “”

Responder





Quem somos

» Manuel Pinto
» Helena Sousa
» Luis Antonio Santos
» Joaquim Fidalgo
» Felisbela Lopes
» Madalena Oliveira
» Sara Moutinho
» Daniela Bertocchi
» Sergio Denicoli

» E-MAIL

Últimos posts

» Miguel Gaspar editará a secção de Media do DN M...
» Le Monde questiona papel da RTP a propósito do t...
» Charte d’éthique et de civilité commune aux usage...
» Telefónica multada em 57 milhões de euros Abuso...
» ZER O número mais recente da revista de comunic...
» Janet Jackson censurada por dizer "Jesus!" Com ...
» Pulitzer 2003 Os prémios Pulitzer deste ano aca...
» Indicadores sociais 2002 do INE: Maiores de 55 an...
» UK a caminho da TV digital A OFCOM, entidade re...
» Quanto maior a verdade, maior o delito Josep Ma...

Ligações


Arquivos

» abril 2002
» maio 2002
» junho 2002
» julho 2002
» agosto 2002
» setembro 2002
» outubro 2002
» novembro 2002
» dezembro 2002
» janeiro 2003
» fevereiro 2003
» março 2003
» abril 2003
» maio 2003
» junho 2003
» julho 2003
» agosto 2003
» setembro 2003
» outubro 2003
» novembro 2003
» dezembro 2003
» janeiro 2004
» fevereiro 2004
» março 2004
» abril 2004
» maio 2004
» junho 2004
» julho 2004
» agosto 2004
» setembro 2004
» outubro 2004
» novembro 2004
» dezembro 2004
» janeiro 2005
» fevereiro 2005
» março 2005
» abril 2005
» maio 2005
» junho 2005
» julho 2005
» agosto 2005
» setembro 2005
» outubro 2005
» novembro 2005
» dezembro 2005
» janeiro 2006
» fevereiro 2006
» março 2006
» abril 2006
» maio 2006
» junho 2006
» julho 2006
» agosto 2006
» setembro 2006
» outubro 2006
» novembro 2006
» dezembro 2006
» janeiro 2007

Livros

TV do futebol

» Felisbela Lopes e Sara pereira (orgs) A TV do Futebol; Porto: Campo das Letras

» Televisão e cidadania. Contributos para o debate sobre o serviço público. Manuel Pinto (coord.), Helena Sousa, Joaquim Fidalgo, Helena Gonçalves, Felisbela Lopes, Helena Pires, Luis António Santos. 2ª edição, aumentada, Maio de 2005. Colecção Comunicação e Sociedade. Campo das Letras Editores.

» Weblogs - Diário de Bordo. António Granado, Elisabete Barbosa. Porto Editora. Colecção: Comunicação. Última Edição: Fevereiro de 2004.

» Em nome do leitor. As colunas do provedor do "Público". Joaquim Fidalgo. Coimbra: Ed. Minerva. 2004

» Outras publicações do CECS

Eventos

» Conferência: A Nova Entidade Reguladora no quadro das políticas de Comunicação em Portugal (2006)

» I Congresso Internacional sobre Comunicação e Lusofonia (2005)

» Jornadas ?Dez Anos de Jornalismo Digital em Portugal: Estado da Arte e Cenários Futuros? (2005)

» Todos os eventos







Subscribe with Bloglines


Technorati Profile Powered by Blogger and Blogger Templates