Weblogue colectivo do projecto Mediascópio - CECS / Universidade do Minho | RSS: ATOM 0.3 |




Envie este post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...



Como os jornais noticiam os seus sucessos e fracassos A propósito do post de há dias, acerca dos dados referentes às posições relativas de jornais e revistas, alguns leitores terão notado discrepâncias de vária natureza, entre os dados vindos a lume. Uma primeira nota para observar que, neste tipo de informação, normalmente todos ganham alguma coisa: depende do critério seleccionado ou enfatizado. Há habilidades, a que a estatística se presta, que permitem empolar um sucesso ou disfarçar um recuo. Mas a questão pode ser mais funda. Tomemos um exemplo: afinal, o "24 Horas" superou a circulação do "Público", tornando-se, assim, no terceiro diário do país, como afirma o JN, ou apenas se aproximou do diário do gruopo SONAE, como afirma o próprio "Público"? A resposta é simples: cada um utiliza um critério diferente para veicular a informação (que lhe interessa). O "Público serve-se da circulação paga, relativa aos jornais vendidos por assinatura e nas bancas; o JN alude à circulação total, que inclui também as ofertas. Neste caso atrás, não está em causa a pertinência de cada critério utilizado. É claro que cada um deles tem as suas vantagens e os seus limites, do ponto de vista da economia das empresas e da audiência dos diferentes títulos. Mas, no caso, não deixa de ser psicológica e sociologicamente importante saber se é o recém-chegado "24 Horas" ou o prestigiado "Público" que ocupam os primeiros lugares do podio. A verdade é que, por detrás destas leituras, reside um excelente tema para investigação jornalística e e académica: como é que os media, e não apenas a imprensa, se noticia a si mesma? Que metadiscurso elabora sobre o campo em que se inscreve? Como se joga também aí a credibilidade de cada um dos meios, sobretudo à medida que os públicos começam a ter mais recursos para comprara e analisar a informação disponível?


0 resposta(s) para “”

Responder





Quem somos

» Manuel Pinto
» Helena Sousa
» Luis Antonio Santos
» Joaquim Fidalgo
» Felisbela Lopes
» Madalena Oliveira
» Sara Moutinho
» Daniela Bertocchi
» Sergio Denicoli

» E-MAIL

Últimos posts

» Sophia "Vemos, ouvimos e lemos não podemos ign...
» Índices de sucesso escolar nos Cursos de Comunicaç...
» "Pescadinha de rabo na boca" ou os rumos do jornal...
» "A Capital" desde hoje online Aí está disponíve...
» O "mistério" sobre a "operação" Santana Lopes P...
» Imprensa regional: "entre o liberal e o proteccion...
» Media Capital interessada em adquirir JN, DN, TSF....
» Building public value
» Grandes tendências dos novos programas televisivos...
» Jean Daniel ganha o "Príncipe de Astúrias" de Comu...

Ligações


Arquivos

» abril 2002
» maio 2002
» junho 2002
» julho 2002
» agosto 2002
» setembro 2002
» outubro 2002
» novembro 2002
» dezembro 2002
» janeiro 2003
» fevereiro 2003
» março 2003
» abril 2003
» maio 2003
» junho 2003
» julho 2003
» agosto 2003
» setembro 2003
» outubro 2003
» novembro 2003
» dezembro 2003
» janeiro 2004
» fevereiro 2004
» março 2004
» abril 2004
» maio 2004
» junho 2004
» julho 2004
» agosto 2004
» setembro 2004
» outubro 2004
» novembro 2004
» dezembro 2004
» janeiro 2005
» fevereiro 2005
» março 2005
» abril 2005
» maio 2005
» junho 2005
» julho 2005
» agosto 2005
» setembro 2005
» outubro 2005
» novembro 2005
» dezembro 2005
» janeiro 2006
» fevereiro 2006
» março 2006
» abril 2006
» maio 2006
» junho 2006
» julho 2006
» agosto 2006
» setembro 2006
» outubro 2006
» novembro 2006
» dezembro 2006
» janeiro 2007

Livros

TV do futebol

» Felisbela Lopes e Sara pereira (orgs) A TV do Futebol; Porto: Campo das Letras

» Televisão e cidadania. Contributos para o debate sobre o serviço público. Manuel Pinto (coord.), Helena Sousa, Joaquim Fidalgo, Helena Gonçalves, Felisbela Lopes, Helena Pires, Luis António Santos. 2ª edição, aumentada, Maio de 2005. Colecção Comunicação e Sociedade. Campo das Letras Editores.

» Weblogs - Diário de Bordo. António Granado, Elisabete Barbosa. Porto Editora. Colecção: Comunicação. Última Edição: Fevereiro de 2004.

» Em nome do leitor. As colunas do provedor do "Público". Joaquim Fidalgo. Coimbra: Ed. Minerva. 2004

» Outras publicações do CECS

Eventos

» Conferência: A Nova Entidade Reguladora no quadro das políticas de Comunicação em Portugal (2006)

» I Congresso Internacional sobre Comunicação e Lusofonia (2005)

» Jornadas ?Dez Anos de Jornalismo Digital em Portugal: Estado da Arte e Cenários Futuros? (2005)

» Todos os eventos







Subscribe with Bloglines


Technorati Profile Powered by Blogger and Blogger Templates