Rescaldo mediático do Euro 2004 Um estudo do Grupo Initiative citado hoje pelo "Diário Económico" fornece mais dados sobre a dimensão do Euro 2004 enquanto acontecimento mediático: - O investimento publicitário associado às transmissões televisivas do Euro 2004 foi mais do dobro do valor investido no campeonato europeu de 2000: se no Euro de há quatro anos se investiu, em média, e por jogo cerca de 250 mil euros, desta vez - com o campeonato a decorrer em Portugal - o valor rondou os 500 mil euros. - 66% do total investido pertenceu aos patrocinadores oficiais. - Quanto ao perfil do espectador deste Euro, a conclusão indica que quem habitualmente não é fã de futebol, ficou agarrado ao ecrã. É o caso das mulheres - mais 30% do que o habitual assistiu os jogos pela televisão -, dos jovens entre os 15 e os 34 anos (mais 17%) e das classes A e B (mais 16%). - Nos canais de televisão, quem mais lucrou com os jogos do Euro foi a RTP, que transmitiu mais desafios do campeonato que as operadoras concorrentes, tendo tido o exclusivo a partir das meias finais. O resultado final foi um acréscimo de 22% de audiência e 4,7% de ?share?. A SIC, apesar de se ter mantido na liderança das audiências em Junho, baixou o ?share? em 1,2% enquanto a TVI baixou-o em 2,6%. - Os jogos deste Euro em Portugal foram 40% mais vistos pelos portugueses que os do de 2000, registando audiências médias de 35,2%.
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