Tempo televisivo das crianças portuguesas em 2004: algumas perguntas
De um recente estudo da Marktest Audimetria/MediaMonitor, a imprensa salientou sobretudo as três horas de televisão por dia em média consumidas pelas crianças dos quatro aos 14 anos (dados relativos aos primeiros onze meses de 2004). No entanto, convém salientar que este grupo etário os valores do consumo de TV situam-se sempre abaixo da média do universo, excepto no período da manhã. Para análise ficam algumas perguntas: - como explicar uma tão significativa audiência infantil durante a manhã? Não era suposto a esmagadora maioria das crianças deste grupo de idade estar na escola? - que consequências decorrem da hora tardia de deitar para inúmeras crianças, bem visível na gravura junta, mesmo tendo em conta que as idades de 12 a 14 anos se não podem comparar aos quatro, cinco ou seis anos? - que grau de articulação existe entre os programas para a infância e os horários e interesses das crianças? - onde está o serviço público de televisão, em particular as responsabilidades contratualizadas relativamente aos mais pequenos, tendo em conta o seu lugar na audiência? (segundo a Marktest, "por canais, as crianças vêem mais a TVI, que no período regista 3.3% de audiência média, seguida da SIC, com 2.5% e do Panda, com 1.8%".
0 resposta(s) para “”
Responder