TV emitida e televisão recebida: dois mundos que não coincidem
É muito interessante analisar os dados do MediaMonitor que a Marktest acaba de divulgar, comparando a programação emitida pelos quatro canais hertzianos portugueses a respectiva audiência. O destaque vai para a ficção e, num segundo plano, para a informação. Ambas estas categorias apresentam uma relação bastante favorável entre o tempo de emissão e o tempo de consumo. Em sentido inverso encontram-se as categorias de arte e cultura, juventude, conhecimento e as emissões de publicidade.
Eis algumas notas citadas da newsletter da Marktest:
- A RTP1, 2:, SIC e TVI emitiram em média, durante o ano de 2004, mais de nove horas e meia diárias de programas de ficção e informação, num total superior a 14 mil horas. Este número corresponde a 39.9% do total de programas emitidos. Este valor correspondeu, na audiência, a 53,9%.
- Em termos de "procura" (minutos recepcionados), os números favorecem a ficção, que foi o tipo de programa mais visto em 2004, constituindo 30.8% do total. A informação constituiu o segundo tipo mais visto, representando 23.1% e o divertimento foi o terceiro, com 18.5% do total.
- Se comparada a "oferta" (minutos emitidos) e a "procura" (minutos visionados), vemos que os programas de desporto obtiveram a melhor relação, estando a sua "procura" 54% acima da "oferta". Numa relação positiva (acima de 100), posicionaram-se também os programas de informação, ficção e divertimento.
- Comparativamente a 2003, os programas de arte e cultura e de informação registaram os maiores decréscimos na oferta destes canais, que lhes dedicaram menos 28.8% e menos 11.8% das suas grelhas, respectivamente. Pelo contrário, os programas de desporto e de divertimento foram os que mais cresceram face ao ano anterior, aumentando 34.7% e 21.1%, respectivamente.
- No que diz respeito à audiência por tipo de programas, as maiores variações positivas foram registadas nos programas de desporto e de juventude, cujas audiências aumentaram 48.0% e 15.7%, respectivamente. Os maiores decréscimos em termos de audiência relacionaram-se com os programas de cultura geral/conhecimento e de arte e cultura, cujas audiências baixaram 32.7% e 10.1%, respectivamente.
0 resposta(s) para “”
Responder