Weblogue colectivo do projecto Mediascópio - CECS / Universidade do Minho | RSS: ATOM 0.3 |




Envie este post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...



OhmyNews cinco anos de vida, com lucro e projectos de internacionalização Uma ruptura com a cultura jornalística do século XX, no arranque de um novo século e de um novo milénio. É assim que o jornal sul-coreano OhmyNews se apresenta, ele que completa hoje mesmo cinco anos de vida (dica de Steve Outing, no E-Media Tidbits), e que continua a revelar uma pujança assinalável. "Cada cidadão é um jornalista" é o lema deste projecto que tem sacudido o panorama jornalístico do país e extravasado para o resto do mundo, especialmente depois de ter iniciado a publicação de uma versão em inglês, a partir de Junho passado. O projecto considera-se uma segunda geração de jornalismo online. A sua meta é avançar para "terceira geração", cujos objectivos são definidos desta forma: - "Achieve qualitative development of citizen participatory journalism; - Going beyond criticism of the existing social establishment to propose alternatives for a new society; - Strengthen multimedia such as OhmyTV; - Globalize OhmyNews, a native Korean product; - Create financially stable and sustainable alternative for the news media". O essencial do nascimento e expansão do projecto conta-se em poucas linhas: "When OhmyNews went online on Feb. 22, 2000, its four founders ventured into unknown territory with 727 Korean citizen reporters. The man behind the philosophy that "every citizen is a reporter" is Mr. Oh Yeon Ho, a former monthly magazine journalist, who hoped to update the OhmyNews site once a week with a smattering of stories from around the country. Oh's dream of countering the stranglehold of conservative media coverage quickly caught the attention of Korean netizens. Articles started pouring in, site traffic exploded and five years later the work of some 37,000 citizen reporters is attracting not only the interest of advertisers (OhmyNews turned a profit in late 2003) but also traditional media and academics around the world.Now OhmyNews is building a global network of citizen reporters writing in English on OhmyNews International, which opened last June". NB: Feita uma correcção: não era, evidentemente, norte-coreano, mas sul-coreano.


0 resposta(s) para “”

Responder





Quem somos

» Manuel Pinto
» Helena Sousa
» Luis Antonio Santos
» Joaquim Fidalgo
» Felisbela Lopes
» Madalena Oliveira
» Sara Moutinho
» Daniela Bertocchi
» Sergio Denicoli

» E-MAIL

Últimos posts

» Obter informação, mas não a qualquer preço As res...
» Em defesa da liberdade de expressão na blogosfera ...
» Disponível documento sobre reforma da TV pública e...
» Fenómeno É tal o ritmo de surgimento de textos so...
» Papa apela à valorização dos media
» Morreu pioneiro do "novo jornalismo" Hunter S. Th...
» Factores de exclusão digital A ler: o texto de Pe...
» Fazer perguntas " (...) A capacidade de análise d...
» Weblogues na Universidade José Luis Orihuela acab...
» O jogo do gato e do rato e o problema da continuid...

Ligações


Arquivos

» abril 2002
» maio 2002
» junho 2002
» julho 2002
» agosto 2002
» setembro 2002
» outubro 2002
» novembro 2002
» dezembro 2002
» janeiro 2003
» fevereiro 2003
» março 2003
» abril 2003
» maio 2003
» junho 2003
» julho 2003
» agosto 2003
» setembro 2003
» outubro 2003
» novembro 2003
» dezembro 2003
» janeiro 2004
» fevereiro 2004
» março 2004
» abril 2004
» maio 2004
» junho 2004
» julho 2004
» agosto 2004
» setembro 2004
» outubro 2004
» novembro 2004
» dezembro 2004
» janeiro 2005
» fevereiro 2005
» março 2005
» abril 2005
» maio 2005
» junho 2005
» julho 2005
» agosto 2005
» setembro 2005
» outubro 2005
» novembro 2005
» dezembro 2005
» janeiro 2006
» fevereiro 2006
» março 2006
» abril 2006
» maio 2006
» junho 2006
» julho 2006
» agosto 2006
» setembro 2006
» outubro 2006
» novembro 2006
» dezembro 2006
» janeiro 2007

Livros

TV do futebol

» Felisbela Lopes e Sara pereira (orgs) A TV do Futebol; Porto: Campo das Letras

» Televisão e cidadania. Contributos para o debate sobre o serviço público. Manuel Pinto (coord.), Helena Sousa, Joaquim Fidalgo, Helena Gonçalves, Felisbela Lopes, Helena Pires, Luis António Santos. 2ª edição, aumentada, Maio de 2005. Colecção Comunicação e Sociedade. Campo das Letras Editores.

» Weblogs - Diário de Bordo. António Granado, Elisabete Barbosa. Porto Editora. Colecção: Comunicação. Última Edição: Fevereiro de 2004.

» Em nome do leitor. As colunas do provedor do "Público". Joaquim Fidalgo. Coimbra: Ed. Minerva. 2004

» Outras publicações do CECS

Eventos

» Conferência: A Nova Entidade Reguladora no quadro das políticas de Comunicação em Portugal (2006)

» I Congresso Internacional sobre Comunicação e Lusofonia (2005)

» Jornadas ?Dez Anos de Jornalismo Digital em Portugal: Estado da Arte e Cenários Futuros? (2005)

» Todos os eventos







Subscribe with Bloglines


Technorati Profile Powered by Blogger and Blogger Templates