Weblogue colectivo do projecto Mediascópio - CECS / Universidade do Minho | RSS: ATOM 0.3 |




Envie este post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...



Dois "leads" alternativos para a mesma peça A decisão da Associated Press (AP) de difundir dois leads diferentes para algumas das suas peças, anunciada na semana passada, motiva uma interessante reflexão no Rethorica: Press-politics Journal e outra no Buzzmachine, de Jeff Jarvis: Version A, Version B (for Bias). Parece-me bem que se escrutine o plano da AP. Na verdade, é esperado de uma agência que dê os factos da forma mais completa, rigorosa e "seca" possível. Alguns comentários parecem-me, contudo, decorrer de uma crença de que o jornalismo é uma prática social objectiva que não admite dois modos de dizer a mesma coisa, sem com isso sacrificar necessariamente o rigor. A questão é que nada pode garantir que, seguindo os termos de Jarvis, seja a versão B que contém o tal "bias".


0 resposta(s) para “”

Responder





Quem somos

» Manuel Pinto
» Helena Sousa
» Luis Antonio Santos
» Joaquim Fidalgo
» Felisbela Lopes
» Madalena Oliveira
» Sara Moutinho
» Daniela Bertocchi
» Sergio Denicoli

» E-MAIL

Últimos posts

» Festival dedicado ao cinema português A XII ediçã...
» "Casa dos Jornalistas" de Cabo Verde De Cabo Verd...
» "Sociedade Aberta": novo espaço de debate do "Diár...
» Leituras Na Sala de Prensa, o número de Março tra...
» TV propicia má alimentação
» Literatura online: Chirac quer rivalizar com Googl...
» Protecção das fontes dos jornalistas: um grande pa...
» EUA: um "duro" à frente do regulador dos media Ma...
» Verificar sempre, mesmo o que vem do chefe do Gove...
» Info-ricos e info-pobres Realiza-se hoje, em Lisb...

Ligações


Arquivos

» abril 2002
» maio 2002
» junho 2002
» julho 2002
» agosto 2002
» setembro 2002
» outubro 2002
» novembro 2002
» dezembro 2002
» janeiro 2003
» fevereiro 2003
» março 2003
» abril 2003
» maio 2003
» junho 2003
» julho 2003
» agosto 2003
» setembro 2003
» outubro 2003
» novembro 2003
» dezembro 2003
» janeiro 2004
» fevereiro 2004
» março 2004
» abril 2004
» maio 2004
» junho 2004
» julho 2004
» agosto 2004
» setembro 2004
» outubro 2004
» novembro 2004
» dezembro 2004
» janeiro 2005
» fevereiro 2005
» março 2005
» abril 2005
» maio 2005
» junho 2005
» julho 2005
» agosto 2005
» setembro 2005
» outubro 2005
» novembro 2005
» dezembro 2005
» janeiro 2006
» fevereiro 2006
» março 2006
» abril 2006
» maio 2006
» junho 2006
» julho 2006
» agosto 2006
» setembro 2006
» outubro 2006
» novembro 2006
» dezembro 2006
» janeiro 2007

Livros

TV do futebol

» Felisbela Lopes e Sara pereira (orgs) A TV do Futebol; Porto: Campo das Letras

» Televisão e cidadania. Contributos para o debate sobre o serviço público. Manuel Pinto (coord.), Helena Sousa, Joaquim Fidalgo, Helena Gonçalves, Felisbela Lopes, Helena Pires, Luis António Santos. 2ª edição, aumentada, Maio de 2005. Colecção Comunicação e Sociedade. Campo das Letras Editores.

» Weblogs - Diário de Bordo. António Granado, Elisabete Barbosa. Porto Editora. Colecção: Comunicação. Última Edição: Fevereiro de 2004.

» Em nome do leitor. As colunas do provedor do "Público". Joaquim Fidalgo. Coimbra: Ed. Minerva. 2004

» Outras publicações do CECS

Eventos

» Conferência: A Nova Entidade Reguladora no quadro das políticas de Comunicação em Portugal (2006)

» I Congresso Internacional sobre Comunicação e Lusofonia (2005)

» Jornadas ?Dez Anos de Jornalismo Digital em Portugal: Estado da Arte e Cenários Futuros? (2005)

» Todos os eventos







Subscribe with Bloglines


Technorati Profile Powered by Blogger and Blogger Templates