Weblogue colectivo do projecto Mediascópio - CECS / Universidade do Minho | RSS: ATOM 0.3 |




Envie este post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...



Mais de 5o blogues aderem à "micro-causa" do Bloguítica São já 52 os blogues que estão a pressionar o jornal Público para que dê explicações aos seus leitores a propósito dos desmentidos às informações que divulgou, segundo as quais o regresso a Portugal de Fátima Felgueiras foi negociado com dirigentes do PS. Tem sido igualmente questionado o silêncio dos meios jornalísticos a este movimento e hoje o Bloguítica, promotor da ideia, desafiou o Clube de Jornalistas a debater este assunto no seu site. As perguntas reiteradamente colocadas são estas: "Pode o Público s.f.f. esclarecer com quem é que Fátima Felgueiras manteve contactos no Secretariado Nacional do PS? Quando é que esses contactos tiveram lugar? Quem é que informou Jaime Gama previamente da libertação (sic) de FF?" Dado o que se passou, e que foi oportunamente referenciado no J&C, o que está em jogo não é apenas obter resposta àquelas perguntas, mas perguntar ao Público, aos jornalistas em geral e a todos nós, cidadãos, se é aceitável - e em que situações ou condições - trazer a lume matérias não suportadas em factos, ainda que verosímeis e eventualmente verdadeiras.


6 resposta(s) para “”

  1. Anonymous Arnaldo Gonçalves 

    Trata-se de uma iniciativa lapidar e pedagogica para a saúde da nossa democracia. Estou, particularmente, convencido que não sairá vencedora. Difícil é pressionar um jornal a revelar as s/ fontes ou pelo menos comprovar que uma dada alegação dita fora de uma declaração pode ter projecção jornalística. O problema é que a ceder "O Público" queimará os s/ canais, tão importantes aos fluxos partidos/jornais/partidos. Há aqui algum jogo de engano e manipulação, claramente maquiavélico no s/ sentido original e que atravessa a esfera pública. Pode-se aplicar ao jogo político os mesmos ditames morais e de comportamento que exigimos no plano individual e da sociedade civil? E no plano jornalístico como conjugar idoneidade ética com rentabilidade comercial?

  2. Blogger Hunt and Fish 

    Great post, I enjoyed reading it.

    Adding you to favorites, Ill have to come back and read it again later.

  3. Anonymous Anónimo 

    nice blog enjoyed it :)

    Keep up the excellent work! and i bookmarked u!

    so cant wait for ur next post! :)

    Thanks!!

  4. Blogger Hunt and Fish 

    Man there is alot of comment spam I have noticed. Is there any way to remove it from the blogs?

  5. Blogger Roberto Iza Valdes 

    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

  6. Blogger Roberto Iza Valdes 

    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

Responder





Quem somos

» Manuel Pinto
» Helena Sousa
» Luis Antonio Santos
» Joaquim Fidalgo
» Felisbela Lopes
» Madalena Oliveira
» Sara Moutinho
» Daniela Bertocchi
» Sergio Denicoli

» E-MAIL

Últimos posts

» Um ponto de viragem para a BBC
» Poeira e fumo Artur Portela demitiu-se de membro ...
» Espanha debate Estatuto do Jornalista O Congresso...
» Casa da Imprensa atribuiu prémios a profissionais ...
» UM com melhor curso de Comunicação do país A co...
» Leituras apressadas, interpretações subvertidas
» Dezassete blogues pressionam o jornal Público Pel...
» Jornada de luta em França afecta alguns media O L...
» "Caso Prisa/Media Capital" no "Clube de Jornalista...
» VII Congresso Internacional de Comunicação Lusófon...

Ligações


Arquivos

» Abril 2002
» Maio 2002
» Junho 2002
» Julho 2002
» Agosto 2002
» Setembro 2002
» Outubro 2002
» Novembro 2002
» Dezembro 2002
» Janeiro 2003
» Fevereiro 2003
» Março 2003
» Abril 2003
» Maio 2003
» Junho 2003
» Julho 2003
» Agosto 2003
» Setembro 2003
» Outubro 2003
» Novembro 2003
» Dezembro 2003
» Janeiro 2004
» Fevereiro 2004
» Março 2004
» Abril 2004
» Maio 2004
» Junho 2004
» Julho 2004
» Agosto 2004
» Setembro 2004
» Outubro 2004
» Novembro 2004
» Dezembro 2004
» Janeiro 2005
» Fevereiro 2005
» Março 2005
» Abril 2005
» Maio 2005
» Junho 2005
» Julho 2005
» Agosto 2005
» Setembro 2005
» Outubro 2005
» Novembro 2005
» Dezembro 2005
» Janeiro 2006
» Fevereiro 2006
» Março 2006
» Abril 2006
» Maio 2006
» Junho 2006
» Julho 2006
» Agosto 2006
» Setembro 2006
» Outubro 2006
» Novembro 2006
» Dezembro 2006
» Janeiro 2007

Livros

TV do futebol

» Felisbela Lopes e Sara pereira (orgs) A TV do Futebol; Porto: Campo das Letras

» Televisão e cidadania. Contributos para o debate sobre o serviço público. Manuel Pinto (coord.), Helena Sousa, Joaquim Fidalgo, Helena Gonçalves, Felisbela Lopes, Helena Pires, Luis António Santos. 2ª edição, aumentada, Maio de 2005. Colecção Comunicação e Sociedade. Campo das Letras Editores.

» Weblogs - Diário de Bordo. António Granado, Elisabete Barbosa. Porto Editora. Colecção: Comunicação. Última Edição: Fevereiro de 2004.

» Em nome do leitor. As colunas do provedor do "Público". Joaquim Fidalgo. Coimbra: Ed. Minerva. 2004

» Outras publicações do CECS

Eventos

» Conferência: A Nova Entidade Reguladora no quadro das políticas de Comunicação em Portugal (2006)

» I Congresso Internacional sobre Comunicação e Lusofonia (2005)

» Jornadas ?Dez Anos de Jornalismo Digital em Portugal: Estado da Arte e Cenários Futuros? (2005)

» Todos os eventos







Subscribe with Bloglines


Technorati Profile Powered by Blogger and Blogger Templates