Sobre a influência do "Público" no debate público "Tenho para mim que, se fizéssemos uma análise quantitativa ao número de citações de artigos, na Internet, o Público seria, até há pouco tempo, o jornal mais citado. Basta ver o mundo dos blogs "de referência": o seu Abrupto, o Causa Nossa, entre muitos outros, que continham citações quase diárias, e que se têm reduzido agora - passando a surgir citações de outros jornais, como o DN e JN, entre outros". A afirmação é de Fernando Ramos, em comentário a uma nota publicada pelo Abrupto, que observa o seguinte: "Ainda estou para saber se o pagamento dos conteúdos no Público compensa a perda de influência real do jornal no debate público. É que, para um jornal que se pretende de referência, a circulação dos seus artigos na rede é um multiplicador natural de influência, e a influência (nas elites em particular) está no centro da 'referência'." Entretanto, os últimos dados do Netpanel da Marktest indicam que o Publico.pt foi o site informativo mais procurado em Outubro, em Portugal, com um total de 272 mil utilizadores únicos, à frente do Expresso on-line, com 203 mil, e da edição electrónica do Diário de Notícias, com 171 mil. Estes dados, citados hoje pelo próprio jornal, não contradizem, no entanto, o ponto suscitado pelo Abrupto, visto que a lógica e a substância do site do Publico.pt são distintas do jornal impresso, a cujo conteúdo se tem acesso na Web apenas mediante assinatura.
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