Livro de Fernando Correia abre discussão sobre grupos económicos dos media "Jornalismo, grupos económicos e democracia" é o título do novo livro de Fernando Correia. Em cinco capítulos, o autor interroga a realidade que constitui os media hoje, explica a concentração da propriedade, problematiza a homogeneidade aparente dos jornalistas, debate o jornalismo e os interesses de classe e discute os problemas e desafios de uma profissão em mudança. Na contracapa, escreve isto: "É uma realidade incontestável que os media (entendidos aqui no sentido restrito de órgãos de comunicação social) ocupam hoje um lugar central na nossa sociedade. Isto deve-se à força da sua influência conjunta, em particular daqueles que iremos caracterizar como os media dominantes, mas, essencialmente, ao peso da televisão, quer sobre a opinião pública e a consciência social quer sobre os outros meios; à transformação dos media em geral num importante ramo de negócios que implica vultuosos investimentos, mas também capaz de gerar enormes lucros, no que se refere às grandes empresas do sector; ao enorme poder dos media - isto é, daqueles que têm o poder nos media - sobre os políticos e as instituições políticas à escala nacional e mundial - deste modo provocando uma perigosa perversão no funcionamento da democracia". Fernando Correia é autor de vários livros de jornalismo, é membro fundador do Clube de Jornalistas e director editorial da revista "JJ- Jornalismo e Jornalistas". A sessão de lançamento está marcada para o dia 15 de Fevereiro, pelas 18.30 Horas, num hotel de Lisboa. [Post de Felisbela Lopes]
0 resposta(s) para “Livro de Fernando Correia abre discussão sobre grupos económicos dos media”
Responder