O agendamento mediático de Timor Leste É hoje posto à venda o livro "Timor-Leste: O Agendamento Mediático", da autoria de Rui Marques, actual Alto-Comissário para a Imigração e as Minorias Étnicas (ACIME). O livro, que é prefaciado por Adelino Gomes e que conta com uma nota de apresentação de Diogo Pires Auélio, o orientador da tese de mestrado em que o livro se baseia, constitui o nº 6 da colecção de Comunicação da Porto Editora. A apresentação do livro vai decorrer no próximo dia 31, às 18 horas, na Biblioteca João Paulo II da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. Rui Marques partiu para o seu estudo formulando a questão seguinte: "Como e porquê conseguiu a causa da autodeterminaçao de Timor-Leste entrar na agenda mediática, crescendo em espiral até ao topo dessa agenda, e em que medida isso foi importante para obter sucesso nos seus objectivos estratégicos?" (pág.171). O estudo empírico assenta na volumosa produção da agência Lusa entre 1987 e 1999 e inspira-se num quadro teórico proposto por Lang & Lang assente nas dimensões de focalização, enquadramento, sistema simbólico e porta-vozes. A análise a que o autor procedeu levou-o a propor cinco fases no processo de agendamento: a) silêncio; b) despertar; c) explosão; d) consolidação; e d) consagração.
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