EDUCAÇÃO PARA OS MEDIA: DESAFIO AOS DEPUTADOS O grupo de 25 mestrandos de Comunicação, Cidadania e Educação da Universidade do Minho enviaram hoje aos grupos parlamentares um documento em que solicitam uma maior atenção à Educação para os Media na nova Lei de Bases de Educação cujas propostas são hoje apreciadas na generalidade. Segundo os subscritores, "o contexto e as condições do exercício da cidadania alteraram-se significativamente nas últimas décadas, muito particularmente a partir dos anos 90. Perante uma crescente multiplicação da informação disponível e da expansão das indústrias do entretenimento, quer por via dos media tradicionais, quer dos novos media, novas competências são exigidas aos indivíduos e aos grupos sociais. Neste contexto, a formação escolar, mas também outras modalidades e instâncias de formação mais informais podem desempenhar um papel decisivo de preparação para a vida". Na esteira de iniciativas tomadas pela UNESCO, Conselho da Europa e Parlamento Europeu, o texto observa que "uma alfabetização sobre a cultura das imagens e sobre os media em geral, quer se faça em termos semióticos, psicológicos ou sociológicos, é uma das mais importantes temáticas da Educação para os Media e abordá-la é ir ao encontro de uma necessidade que cada vez mais se configura como essencial: a da alfabetização visual dos cidadãos". Os mestrandos defendem a introdução de uma componente de formação em educação para os media transversal a todos os conteúdos programáticos, devidamente definida e avaliada; a sua integração de forma específica no conteúdo programático da disciplina de Desenvolvimento Pessoal e Social e da disciplina de Formação Cívica, bem como na Educação de Adultos. (ver texto integral no blog Educomunicação)
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