Weblogue colectivo do projecto Mediascópio - CECS / Universidade do Minho | RSS: ATOM 0.3 |




Envie este post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...



Pela primeira vez um blogger figura na lista de "The Media Guardian 100", uma lista que, pelo terceiro ano consecutivo, destaca as principais figuras no campo mediático no Reino Unido, utilizando critérios como projecção cultural, peso económico e influência política. Desta vez, o director geral da BBC, Greg Dyke, suplantou Rupert Murdoch, no juízo de um painel de analistas dos media ligados ao jornalismo, política, publicidade e internet. Na lista dos "cem mais", o blogger anónimo figura em 94ª posição. A decisão de incluir o fenómeno dos bloggers é justificado do seguinte modo:

"Only in the aftermath of the September 11 attacks and the ensuing "war on terror" did blogging come into its own and become a unique news source for millions of web users across the globe. There are now an estimated one million bloggers at work. They record everything from the mundane routines of every day life ("cleaned my room, now I feel tired, I always feel tired after cleaning") to world-changing events such as the conflict in Iraq as recorded through the eyes of the famous "Baghdad Blogger". Writing under the pseudonym Salam Pax, the Baghdad Blogger scooped western news networks time and again by simply sitting in his front room and recording how the conflict affected his family and friends. Within days his account was being read by a daily audience of 20,000 people. Web-logging came of age when Pyra - the company that had enabled the phenomenal growth of blogging - was snapped up by Google at the beginning of this year. So-called "old media" have reacted to the rise of blogging with bemusement, unsure whether to treat it as a threat to already dwindling audiences or a potential source of news stories? Do bloggers add clarity to a situation, or do they serve only to only confuse it further? And - a subject closer to some hacks' hearts - why the hell are these people writing for free, anyway? It all depends on the blogger. But underestimate their power at your peril. Just ask former New York Times executive editor Howell Raines, who was eventually hounded out of office by bloggers after the Jayson Blair plagiarism case."
(A lista dos dez primeiros pode ser consultada aqui).


0 resposta(s) para “”

Responder





Quem somos

» Manuel Pinto
» Helena Sousa
» Luis Antonio Santos
» Joaquim Fidalgo
» Felisbela Lopes
» Madalena Oliveira
» Sara Moutinho
» Daniela Bertocchi
» Sergio Denicoli

» E-MAIL

Últimos posts

» "Os Acontecimentos Mediáticos, a Televisão e a Soc...
» "If I can operate Google, I can find anything... G...
» Publicidade televisiva bate informação Entre Jane...
» Literatura, jornalismo, totalitarismo e liberdade ...
» Uma reportagem da SPTV (TV de São Paulo) sobre blo...
» A Tenda dos Índios é provavelmente o primeiro rock...
» Revistas de televisão e informação: as mais procur...
» Mais de 60% dos jovens portugueses, entre os 10 e ...
» Eduardo Cintra Torres aborda na coluna "Olho Vivo"...
» Repensando a objectividade em jornalismo O núme...

Ligações


Arquivos

» abril 2002
» maio 2002
» junho 2002
» julho 2002
» agosto 2002
» setembro 2002
» outubro 2002
» novembro 2002
» dezembro 2002
» janeiro 2003
» fevereiro 2003
» março 2003
» abril 2003
» maio 2003
» junho 2003
» julho 2003
» agosto 2003
» setembro 2003
» outubro 2003
» novembro 2003
» dezembro 2003
» janeiro 2004
» fevereiro 2004
» março 2004
» abril 2004
» maio 2004
» junho 2004
» julho 2004
» agosto 2004
» setembro 2004
» outubro 2004
» novembro 2004
» dezembro 2004
» janeiro 2005
» fevereiro 2005
» março 2005
» abril 2005
» maio 2005
» junho 2005
» julho 2005
» agosto 2005
» setembro 2005
» outubro 2005
» novembro 2005
» dezembro 2005
» janeiro 2006
» fevereiro 2006
» março 2006
» abril 2006
» maio 2006
» junho 2006
» julho 2006
» agosto 2006
» setembro 2006
» outubro 2006
» novembro 2006
» dezembro 2006
» janeiro 2007

Livros

TV do futebol

» Felisbela Lopes e Sara pereira (orgs) A TV do Futebol; Porto: Campo das Letras

» Televisão e cidadania. Contributos para o debate sobre o serviço público. Manuel Pinto (coord.), Helena Sousa, Joaquim Fidalgo, Helena Gonçalves, Felisbela Lopes, Helena Pires, Luis António Santos. 2ª edição, aumentada, Maio de 2005. Colecção Comunicação e Sociedade. Campo das Letras Editores.

» Weblogs - Diário de Bordo. António Granado, Elisabete Barbosa. Porto Editora. Colecção: Comunicação. Última Edição: Fevereiro de 2004.

» Em nome do leitor. As colunas do provedor do "Público". Joaquim Fidalgo. Coimbra: Ed. Minerva. 2004

» Outras publicações do CECS

Eventos

» Conferência: A Nova Entidade Reguladora no quadro das políticas de Comunicação em Portugal (2006)

» I Congresso Internacional sobre Comunicação e Lusofonia (2005)

» Jornadas ?Dez Anos de Jornalismo Digital em Portugal: Estado da Arte e Cenários Futuros? (2005)

» Todos os eventos







Subscribe with Bloglines


Technorati Profile Powered by Blogger and Blogger Templates