Tendências do Cinema em 2002 As receitas de bilheteira da indústria de Hollywood registaram, em 2002, um crescimento de 13,2 por cento face ao ano anterior, o que constitui a taxa de crescimento mais acentuada dos últimos vinte anos, sublinha o último número da newsletter do Obercom, citando o Relatório Focus 2003 - World Film Market Trends sobre as tendências do mercado cinematográfico mundial. O relatório, recentemente apresentado em Cannes pelo Observatório Europeu do Audiovisual aponta ainda para a estagnação da frequência de cinema na Europa: "quanto à circulação de obras europeias fora do seu mercado doméstico, desceu acentuadamente (de 102 milhões de bilhetes vendidos, em 2001, para 60 a 65 milhões, em 2002). Um dos factores explicativos avançados pelo Observatório Europeu do Audiovisual é a inexistência de projectos com potencial comercial à escala europeia, e não apenas à escala nacional. Uma das fraquezas do cinema europeu será, em particular, a carência de filmes para o segmento adolescente -essa foi a categoria etária que, nos Estados Unidos, mais contribuiu para o aumento na frequência de cinema. Aliás, à escala mundial, os títulos europeus de maior sucesso são precisamente 007 e Astérix".
0 resposta(s) para “”
Responder