Weblogue colectivo do projecto Mediascópio - CECS / Universidade do Minho | RSS: ATOM 0.3 |




Envie este post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...



Weblogs: mais ócio que negócio? A questão - El fenómeno de los weblogs... ¿más ocio que negocio? - é abordada num trabalho hoje publicado no Mediabrifieng. O autor chama a atenção para o ponto de vista de alguns analistas que consideram o fenómeno dos blogs "minoritário e elitista", mais voltado para a "satisfação pessoal" dos seus autores, do que suscepível de se posicionar como "ferramenta de negócio". Isto apesar da consideração que lhes vem sendo atribuída por grandes empresas de meios, da Internet e do software, nomeadamente, no primeiro caso, para criar formas de aproximação com as respectivas audiências. Sobre o carácter minoritário dos weblogs, refere o texto: "Apoyados por algunos estudios y encuestas, algunos analistas empiezan a negar tanta importancia al fenómeno blog. Forrester Research ha realizado un estudio online basándose en 3.673 personas y ha concluido que el 79% de los encuestados nunca había oído hablar de los blogs; el 98% nunca había leído ninguno; y el 98% aseguraba que nunca pagaría por leer uno de estos blogs o por escribir en uno de ellos. La investigación de Forrester revelaba que el lector típico de un blog ha estado utilizando Internet durante una media de seis años. Guterman añadía que un weblog de calidad requiere mucho tiempo libre para su elaboración. Aseguraba que el concepto de un diario online en el que un particular incorpora opiniones, sugerencias y artículos tiene una enorme fuerza, aunque el frenesí de blogs actual en el que cualquier periodista, candidato político, ejecutivo o supuesto experto en cualquier materia crea su propio medio, tiene muy pocas posibilidades de sobrevivir económicamente. Y, según Forrester Research, parece que al 98% de los usuarios de la Red este fenómeno le trae sin cuidado." Não deixa de ser interessante considerar os critérios e variáveis que diferentes actores, com diferentes objectivos e motivações, procura - ou mesmo vê - na blogosfera.


0 resposta(s) para “”

Responder





Quem somos

» Manuel Pinto
» Helena Sousa
» Luis Antonio Santos
» Joaquim Fidalgo
» Felisbela Lopes
» Madalena Oliveira
» Sara Moutinho
» Daniela Bertocchi
» Sergio Denicoli

» E-MAIL

Últimos posts

» Regressos Depois das férias, estão de volta vár...
» Com a "trash TV", o que vai ser o Canal 2? Na "...
» Pelos cornos O apresentador José Luís Goucha an...
» Prémio de jornalismo da UNICEF Termina segunda-...
» Alastair Campbell: um mestre do "spinning" O an...
» Políticos franceses entram em reality show Face...
» Tudo tem um fim ... e um significado Vão caindo...
» AACS "amuada" com protocolo das televisões A Al...
» Casa Pia: lavar e durar Encontrei na blogosfera...
» Blogs que "descontinuam", blogs que "blogueiam" ...

Ligações


Arquivos

» abril 2002
» maio 2002
» junho 2002
» julho 2002
» agosto 2002
» setembro 2002
» outubro 2002
» novembro 2002
» dezembro 2002
» janeiro 2003
» fevereiro 2003
» março 2003
» abril 2003
» maio 2003
» junho 2003
» julho 2003
» agosto 2003
» setembro 2003
» outubro 2003
» novembro 2003
» dezembro 2003
» janeiro 2004
» fevereiro 2004
» março 2004
» abril 2004
» maio 2004
» junho 2004
» julho 2004
» agosto 2004
» setembro 2004
» outubro 2004
» novembro 2004
» dezembro 2004
» janeiro 2005
» fevereiro 2005
» março 2005
» abril 2005
» maio 2005
» junho 2005
» julho 2005
» agosto 2005
» setembro 2005
» outubro 2005
» novembro 2005
» dezembro 2005
» janeiro 2006
» fevereiro 2006
» março 2006
» abril 2006
» maio 2006
» junho 2006
» julho 2006
» agosto 2006
» setembro 2006
» outubro 2006
» novembro 2006
» dezembro 2006
» janeiro 2007

Livros

TV do futebol

» Felisbela Lopes e Sara pereira (orgs) A TV do Futebol; Porto: Campo das Letras

» Televisão e cidadania. Contributos para o debate sobre o serviço público. Manuel Pinto (coord.), Helena Sousa, Joaquim Fidalgo, Helena Gonçalves, Felisbela Lopes, Helena Pires, Luis António Santos. 2ª edição, aumentada, Maio de 2005. Colecção Comunicação e Sociedade. Campo das Letras Editores.

» Weblogs - Diário de Bordo. António Granado, Elisabete Barbosa. Porto Editora. Colecção: Comunicação. Última Edição: Fevereiro de 2004.

» Em nome do leitor. As colunas do provedor do "Público". Joaquim Fidalgo. Coimbra: Ed. Minerva. 2004

» Outras publicações do CECS

Eventos

» Conferência: A Nova Entidade Reguladora no quadro das políticas de Comunicação em Portugal (2006)

» I Congresso Internacional sobre Comunicação e Lusofonia (2005)

» Jornadas ?Dez Anos de Jornalismo Digital em Portugal: Estado da Arte e Cenários Futuros? (2005)

» Todos os eventos







Subscribe with Bloglines


Technorati Profile Powered by Blogger and Blogger Templates