1. Que queremos dizer com “Educação para os Media?” A primeira questão que pretendo abordar refere-se ao conceito de Educação para os Media. Todos concordaremos que não se trata de um mero problema terminológico; encontramo-nos também diante de um problema conceptual. Que queremos dizer quando dizemos Educação para os Media? A experiência própria e alheia mostra que assim não é. Poderíamos enunciar pelo menos três grandes eixos que traduzem outras tantas concepções e práticas: 1) a educação com ou pelos media – a que se poderia chamar o “grau zero” da Educação para os Media, uma vez que não os tomam como assunto de preocupação, mas antes como instrumento e recurso pedagógico-didáctico; 2) a alfabetização mediática – entendida como um conjunto de competências bem definidas e avaliáveis tomadas como necessárias para aceder e usar de forma eficiente os media mais clássicos ou mais recentes (von Feilitzen, 2002); 3) educação para a comunicação e a participação - que coloca a ênfase nos processos individuais e sociais de capacitação e de compreensão do mundo próximo e distante, em ordem à expressão e intervenção nesse mesmo mundo. Este terceiro sentido pressupõe o anterior, mas rasga-lhe um horizonte mais amplo e permite interrogar e re-contextualizar o conceito internacionalmente consagrado (e, de algum modo, tornado óbvio) de Educação para os Media. Na verdade, pode perguntar-se se é relevante ou se faz sentido educar para os media (Gonnet, 2002: 11). É evidente que quando assim nos exprimimos estamos a referir sobretudo a formação para uma compreensão e utilização crítica dos media. Mas a designação pode expressar ou induzir enviesamentos, porquanto sugere que o centro de gravidade da tarefa educativa reside nos próprios media. Ora, do meu ponto de vista, o mediocentrismo assim enunciado constitui uma fonte de equívocos, ao confundir a ordem das mediações com a ordem das finalidades. Por outras palavras: não é para os media que vale a pena educar, mas para a comunicação. E é nesse processo que faz sentido abordar e compreender as formas mediatizadas de comunicação.
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