"A pressão do dinheiro" A decisão do governo português de suspender uma campanha publicitária na revista Time é o pretexto para a coluna semanal de Estrela Serrano, do Diário de Notícias. Deixo este extracto: "(...) a retirada de publicidade constitui uma pressão económica sobre o conteúdo jornalístico de uma publicação, tanto mais eficaz quanto menores forem os recursos financeiros dessa publicação. Nestes casos, essa pressão introduz uma limitação à abordagem independente de assuntos susceptíveis de desagradar aos anunciantes. A aplicação de sanções económicas às empresas jornalísticas quase nunca chega, porém, ao conhecimento do público, porque nem os anunciantes nem, sobretudo, os jornalistas têm interesse em que se fale das pressões a que estão sujeitos, entre as quais a do dinheiro é uma das mais sensíveis. De facto, a pressão da publicidade é um constrangimento real sobre o jornalismo. (...) É um dado adquirido que o lucro está no coração da imprensa comercial. Mas isso não significa necessariamente que a lógica do mercado dite os conteúdos noticiosos. Constitui, mesmo, um paradoxo que o desejo de lucro torne, por um lado, o jornalismo vulnerável e, por outro, quanto mais lucro uma publicação obtenha maior capacidade possua de se subtrair a pressões". Actualização: Sobre o mesmo assunto, pode ler-se também, no Público, o texto Bragança Algures na Europa, de Graça Franco.
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