Na morte de Daniel Boorstin O criador do conceito de "pseudo-evento" morreu sexta-feira passada, de pneumonia. Historiador da cultura, autor de mais de duas dezenas de livros, alguns deles best-sellers, traduzidos em numerosas línguas, ganhador de prémios famosos como o Pulitzer, Boorstin escreveu em 1962 um ensaio intitulado "The Image" em que apresenta o conceito de pseudo-evento. O pseudo-evento "derives interest from the process of making it (...) fans enjoy watching the process of celebrity-making" (p 174). Reveste-se de quatro características ou dimensoes, segundo o seu autor:
1. Nao é espontâneo, mas planeado e produzido com antecedência. 2. É produzido para ser objecto de cobertura mediática, para adquirir visibilidade. 3. Nao possui necessariamente relaçao directa com factos reais: o contexto e os ingredientes da "produçao" tornam-se mais relevantes. 4. A sua relevância decorre sobretudo de ser construído para ser relevante e apresentado como tal.Eis aqui uma boa chave para analisar os media. Algumas notícias sobre a morte de Boorstin e alguns textos de e sobre o autor: - Morreu criador do conceito de 'pseudo-evento' , DN, 3.3.2004 - Godfrey Hodgson, Daniel Boorstin, The Guardian, 1.3.2004 - Daniel Boorstin dies at 89, Washington Post, 29.2.2004 - Excerpt from Daniel Boorstin's The Image: A Guide to Pseudo-Events - An Early Theorist of Simulation: Daniel Boorstin Voice Overs and the Spoken Word - Mark Horst Sawin (1997) The Image: Hero or Celebrity, in Raising Kane: The Making of a Hero, the Marketing of a Celebrity (tese de mestrtado)
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