Weblogue colectivo do projecto Mediascópio - CECS / Universidade do Minho | RSS: ATOM 0.3 |




Envie este post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...



Estará o jornalismo on-line a atingir o seu potencial? 'New News' retrospective: Is online news reaching its potential? A pergunta é de Nora Paul, num texto de referência na Online Journalism Review, no qual a directora do Institute for New Media Studies da Universidade do Minnesota (EUA) procura fazer um balanço de dez anos de jornalismo on-line. Até onde se avançou nas promessas enunciadas há uma década, nos planos da ausência de limitações de espaço/tempo, do aprofundamento e contextualização, da hipertextualidade, da interactividade entre o repórter e o leitor, novos estilos expressivos. follow-up das estórias, novas relações entre as palavras e o grafismo? Eis como introduz o problema: "Many of the predictions were based on the idea of the 'limitless newshole', an endless space for providing deep context and satisfying the 'give me more' that reporters thought news seekers were craving. The promise of hyperlinking and easier communication between readers and reporters were all high on the list of ways this new news space would change news. Creating new expressive forms of reporting, providing better follow-up on reported stories and crafting new relationships between words and graphics were noted as new potentials for online news. Ten years later, just how far have we come in realizing these predictions? How much have we truly leveraged the possibilities of new forms of news writing and reporting online? " Sobre este texto, eis o comentário de Ami Garhan, no E-Media Tidbits: "Personally, I suspect that one of the unacknowledged reasons behind the news industry's lack of vigor in pursuing these opportunities lies in the nature of what is deemed 'news'. The era of mass media yielded a rather dictatorial approach to the dissemination of current information that seems largely contrary to the nature of human communication, psychology, and society. The internet seems to resonate more with human nature - how we are as individuals and in groups. It's intensely, fundamentally interconnected - not top-down. It works best if actively explored rather than passively absorbed. And, I think, it's exposing just how artificial the mass-media approach to news can be". (Mais do mesmo comentador aqui).


0 resposta(s) para “”

Responder





Quem somos

» Manuel Pinto
» Helena Sousa
» Luis Antonio Santos
» Joaquim Fidalgo
» Felisbela Lopes
» Madalena Oliveira
» Sara Moutinho
» Daniela Bertocchi
» Sergio Denicoli

» E-MAIL

Últimos posts

» LA TEJEDORA
» Versão on-line do "Público" paga a partir de 4 de ...
» E-mail lidera usos da Internet Mais de 2,3 milhõ...
» Leituras de textos recentes sobre weblogues Bloggi...
» Tendências no consumo de media "on-demand" A empr...
» "Nós Media " A referência aqui feita ao blogue "C...
» Dois "leads" alternativos para a mesma peça A dec...
» Festival dedicado ao cinema português A XII ediçã...
» "Casa dos Jornalistas" de Cabo Verde De Cabo Verd...
» "Sociedade Aberta": novo espaço de debate do "Diár...

Ligações


Arquivos

» abril 2002
» maio 2002
» junho 2002
» julho 2002
» agosto 2002
» setembro 2002
» outubro 2002
» novembro 2002
» dezembro 2002
» janeiro 2003
» fevereiro 2003
» março 2003
» abril 2003
» maio 2003
» junho 2003
» julho 2003
» agosto 2003
» setembro 2003
» outubro 2003
» novembro 2003
» dezembro 2003
» janeiro 2004
» fevereiro 2004
» março 2004
» abril 2004
» maio 2004
» junho 2004
» julho 2004
» agosto 2004
» setembro 2004
» outubro 2004
» novembro 2004
» dezembro 2004
» janeiro 2005
» fevereiro 2005
» março 2005
» abril 2005
» maio 2005
» junho 2005
» julho 2005
» agosto 2005
» setembro 2005
» outubro 2005
» novembro 2005
» dezembro 2005
» janeiro 2006
» fevereiro 2006
» março 2006
» abril 2006
» maio 2006
» junho 2006
» julho 2006
» agosto 2006
» setembro 2006
» outubro 2006
» novembro 2006
» dezembro 2006
» janeiro 2007

Livros

TV do futebol

» Felisbela Lopes e Sara pereira (orgs) A TV do Futebol; Porto: Campo das Letras

» Televisão e cidadania. Contributos para o debate sobre o serviço público. Manuel Pinto (coord.), Helena Sousa, Joaquim Fidalgo, Helena Gonçalves, Felisbela Lopes, Helena Pires, Luis António Santos. 2ª edição, aumentada, Maio de 2005. Colecção Comunicação e Sociedade. Campo das Letras Editores.

» Weblogs - Diário de Bordo. António Granado, Elisabete Barbosa. Porto Editora. Colecção: Comunicação. Última Edição: Fevereiro de 2004.

» Em nome do leitor. As colunas do provedor do "Público". Joaquim Fidalgo. Coimbra: Ed. Minerva. 2004

» Outras publicações do CECS

Eventos

» Conferência: A Nova Entidade Reguladora no quadro das políticas de Comunicação em Portugal (2006)

» I Congresso Internacional sobre Comunicação e Lusofonia (2005)

» Jornadas ?Dez Anos de Jornalismo Digital em Portugal: Estado da Arte e Cenários Futuros? (2005)

» Todos os eventos







Subscribe with Bloglines


Technorati Profile Powered by Blogger and Blogger Templates