Weblogue colectivo do projecto Mediascópio - CECS / Universidade do Minho | RSS: ATOM 0.3 |




Envie este post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...



A Lusa e a a editoria de Media e Cultura A Direcção de Informação da Lusa decidiu extinguir a editoria de Media, Cultura e Espectáculos, embora garanta que a agência "vai continuar a acompanhar a actividade cultural portuguesa". "Não há nenhuma alteração de substância, mas apenas uma mudança na organização interna da Lusa", segundo uma fonte da direcção de informação hoje citada pelo "Diário de Notícias". Segundo informação vinda a público nos últimos dias, a experiência desta editoria, que tem contado com o trabalho de dez jornalistas e que tem cerca de um ano de vida, não terá sido bem sucedida. Este caso suscita alguma reflexão, não necessariamente, ou apenas, centrada no caso da Lusa. * A primeira reflexão formulo-a através de perguntas: de que modo a organização interna de uma Redacção condiciona/potencia o acompanhamento e a cobertura da realidade social? Que vantagens e limitações decorrem de uma organização "especializada" ou de uma organização generalista do tipo "sociedade" ou "nacional"? * Se, no caso da Lusa, algo não correu bem, o lógico seria que fosse corrigido. A opção foi, porém, a de extinguir esse "pelouro". Do ponto de vista da Direcção de Informação da agência, parece ser irrelevante haver ou não haver uma editoria específica para que os sectores por ela cobertos tenham o tratamento adequado. Será assim? * Finalmente, refere a mesma Direcção, citada pelo DN, que "os jornalistas que faziam media e publicidade voltam para a editoria de Economia, enquanto os redactores de cultura serão integrados no Nacional". Registo esta concepção, segundo a qual o sítio próprio dos media e do seu tratamento jornalístico é a editoria de Economia.


0 resposta(s) para “”

Responder





Quem somos

» Manuel Pinto
» Helena Sousa
» Luis Antonio Santos
» Joaquim Fidalgo
» Felisbela Lopes
» Madalena Oliveira
» Sara Moutinho
» Daniela Bertocchi
» Sergio Denicoli

» E-MAIL

Últimos posts

» Jovens lideram na audiência de rádio O Bareme Rád...
» Studies in Communication Sciences - Studi di scien...
» Audiência média por tipo de publicações Os result...
» Os media e o debate sobre o referendo do Tratado E...
» Desenvolvimentos da Internet A Business Week entr...
» Bento XVI Benedikt XVI Benoît XVI Benedicto XVI B...
» Ecos da infografia da FCB/Grande Reportagem A ope...
» Sobre a função crítica dos blogues... Escreve How...
» Fumo negro O "Expresso" traz, nesta última edição...
» Quem se responsabiliza pelo conteúdo dos blogues? ...

Ligações


Arquivos

» abril 2002
» maio 2002
» junho 2002
» julho 2002
» agosto 2002
» setembro 2002
» outubro 2002
» novembro 2002
» dezembro 2002
» janeiro 2003
» fevereiro 2003
» março 2003
» abril 2003
» maio 2003
» junho 2003
» julho 2003
» agosto 2003
» setembro 2003
» outubro 2003
» novembro 2003
» dezembro 2003
» janeiro 2004
» fevereiro 2004
» março 2004
» abril 2004
» maio 2004
» junho 2004
» julho 2004
» agosto 2004
» setembro 2004
» outubro 2004
» novembro 2004
» dezembro 2004
» janeiro 2005
» fevereiro 2005
» março 2005
» abril 2005
» maio 2005
» junho 2005
» julho 2005
» agosto 2005
» setembro 2005
» outubro 2005
» novembro 2005
» dezembro 2005
» janeiro 2006
» fevereiro 2006
» março 2006
» abril 2006
» maio 2006
» junho 2006
» julho 2006
» agosto 2006
» setembro 2006
» outubro 2006
» novembro 2006
» dezembro 2006
» janeiro 2007

Livros

TV do futebol

» Felisbela Lopes e Sara pereira (orgs) A TV do Futebol; Porto: Campo das Letras

» Televisão e cidadania. Contributos para o debate sobre o serviço público. Manuel Pinto (coord.), Helena Sousa, Joaquim Fidalgo, Helena Gonçalves, Felisbela Lopes, Helena Pires, Luis António Santos. 2ª edição, aumentada, Maio de 2005. Colecção Comunicação e Sociedade. Campo das Letras Editores.

» Weblogs - Diário de Bordo. António Granado, Elisabete Barbosa. Porto Editora. Colecção: Comunicação. Última Edição: Fevereiro de 2004.

» Em nome do leitor. As colunas do provedor do "Público". Joaquim Fidalgo. Coimbra: Ed. Minerva. 2004

» Outras publicações do CECS

Eventos

» Conferência: A Nova Entidade Reguladora no quadro das políticas de Comunicação em Portugal (2006)

» I Congresso Internacional sobre Comunicação e Lusofonia (2005)

» Jornadas ?Dez Anos de Jornalismo Digital em Portugal: Estado da Arte e Cenários Futuros? (2005)

» Todos os eventos







Subscribe with Bloglines


Technorati Profile Powered by Blogger and Blogger Templates