Comunicação política O mais recente número de Media & Jornalismo é dedicado à comunicação política, papel dos media e do jornalismo na cobertura da actividade política e, em especial, das campanhas eleitorais. Um tema sempre actual, mas especialmente num período "em que a sociedade portuguesa se prepara para escolher o seu mais alto representante na chefia do Estado, o Presidente da República, cuja eleição terá lugar no início de 2006, após ter sido chamada a escolher os seus representantes locais". A maneira como o Washington Post e outros grandes media nos EUA trataram a situação dos presos iraquianos detidos em Abu Ghraib (de W. Lance Bennett, Regina G. Lawrence e Steven Livingston); as incidências da comercialização e da competição no audiovisual na diminuição da qualidade da informação política e do enfraquecimento da democracia (Kees Brant); os padrões jornalísticos usados pela televisão pública e pelos canais privados na cobertura da campanha de 2001 para a eleição do Presidente da República (Estrela Serrano); e a imagem mediática de Lula nas campanhas eleitorais de 1989 e de 2002 (Luísa Luna e Rousiley Maia ) são alguns dos tópicos dos artigos deste número que inclui ainda um artigo do psicanalista francês Serge Tisseron, que analisa o telejornal "enquanto dispositivo em que os jornalistas procuram, subconscientemente, convencer os seus espectadores de que eles, jornalistas, controlam os ameaçadores acontecimentos que relatam". (Informações recolhidas do Editorial da revista).
Great post, I enjoyed reading it.
Adding you to favorites, Ill have to come back and read it again later.