Os media, a cidadania e o ambiente simbólico O principal animador deste blogue acaba de proferir no IV Congresso da SOPCOM uma comunicação de que se faz aqui o justo registo (ainda que em forma de notas breves). Num painel especialmente orientado para uma discussão sobre as novas linhas ou tendências de investigação, Manuel Pinto defendeu sobretudo a interrogação de conceitos e expressões clássicas da investigação científica, nomeadamente o conceito de sociedade da informação, sociedade do conhecimento ou de construção social da realidade. Por outro lado, insistiu na necessidade de «olhar às consequências, aos impactos culturais que decorrem da multiplicação da informação». Numa alusão às transformações do campo da comunicação, Manuel Pinto considerou ser «importante tomarmos consciência de que há uma geração que ouve as suas histórias, as histórias que a todos nos encantaram, já não através dos pais, avós, ou outros educadores, mas por outras instituições» que ganham dinheiro com modos de dizer o mundo e a vida. É, por isso, relevante procurar «os mapas, as bússolas para que a navegação neste oceano faça sentido para o quotidiano das nossas vidas». Aludindo aos media como uma das agências centrais da produção do simbólico, insistiu ainda na necessidade de efectivar ferramentas de cidadania face aos media, referindo-se concretamente aos conceitos de accountability e de escrutínio público. Ainda assim, «não basta trabalharmos sobre a responsabilidade de os media prestarem contas à sociedade»; é também preciso «trabalhar sobre o incentivo dos cidadãos para participar no escrutínio público».
ClearPores is the #1 acne treatment and help get rid of acne so that you can feel good about yourself again. This acne treatment is recomanded by specialist doctors . Visit : http://www.cho69.com