Weblogue colectivo do projecto Mediascópio - CECS / Universidade do Minho | RSS: ATOM 0.3 |




Envie este post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...



Google: quem serve quem A atenção crítica ao fenómeno Google vai lentamente emergindo. E não é caso para menos. Ainda há dias, conversando com uma pessoa com altas responsabilidades no panorama jornalístico nacional, verificava que esse alguém olhava para o Google como se fosse uma "dádiva vinda do céu", tanto para os cidadãso em geral como para os próprios jornalistas. Quando levantei algumas questões sobre bondade e o altruísmo dos serviços disponibilizados (eu, que sou cliente de vários dos serviços por ele prestados), abriu a boca de espanto. Não tenho grande apetência pelas teorias conspiracionistas e, neste caso, não penso que seja especialmente produtivo enveredar pela congeminação fácil, pela lógica da defesa contra "a grande ameaça" (cultural, primeiro, eventualmente política, depois). Mas é preciso prestar a máxima atenção. Para isso todos os contributos sérios são necessários. Assim: googleOntem, Rogério Santos, fazia referência, no Indústrias Culturais, ao artigo publicado no domingo passado no Times, sobre o Gmail. Por sua vez, o blogue Por um punhado de pixels compendiava as funcionalidades e serviços do Google, post comentado também no Retórica e Persuasão. Referência ainda para a dica do Ponto Media, que deu a conhecer The Ultimate Guide to Google Services e para "Google Base o Google Bomb?", um post muito recente do eCuaderno. Alguns estudos começam igualmente a aparecer: - The Search: How Google and Its Rivals Rewrote the Rules of Business and Transformed Our Culture, de John Battelle - The Google Story, de David A. Vise - Search Me: The Surprising Success of Google, de Neil Taylor - Quand Google défie l'Europe : Plaidoyer pour un sursaut, de Jean-Noël Jeanneney. (Todos estes livros foram publicados em 2005).


0 resposta(s) para “”

Responder





Quem somos

» Manuel Pinto
» Helena Sousa
» Luis Antonio Santos
» Joaquim Fidalgo
» Felisbela Lopes
» Madalena Oliveira
» Sara Moutinho
» Daniela Bertocchi
» Sergio Denicoli

» E-MAIL

Últimos posts

» Leituras Uma análise no Editors Weblog: Fixing jo...
» Chove. Onde? Nas rádios, esta manhã: "Um dia chuv...
» Greve do Libération também online Em luta contra ...
» Novidade: Teoria e pesquisa em Ciências da Comunic...
» Achegas para o debate sobre o papel das televisão ...
» Jornais de qualidade: propostas de leitura crítica...
» Jornalismo e blogosfera
» "Estatuto do Jornalista" - a espiral do silêncio ...
» "A Internet em risco" Sob o título "The Internet ...
» Quando as vedetas trabalham por conta própria A e...

Ligações


Arquivos

» Abril 2002
» Maio 2002
» Junho 2002
» Julho 2002
» Agosto 2002
» Setembro 2002
» Outubro 2002
» Novembro 2002
» Dezembro 2002
» Janeiro 2003
» Fevereiro 2003
» Março 2003
» Abril 2003
» Maio 2003
» Junho 2003
» Julho 2003
» Agosto 2003
» Setembro 2003
» Outubro 2003
» Novembro 2003
» Dezembro 2003
» Janeiro 2004
» Fevereiro 2004
» Março 2004
» Abril 2004
» Maio 2004
» Junho 2004
» Julho 2004
» Agosto 2004
» Setembro 2004
» Outubro 2004
» Novembro 2004
» Dezembro 2004
» Janeiro 2005
» Fevereiro 2005
» Março 2005
» Abril 2005
» Maio 2005
» Junho 2005
» Julho 2005
» Agosto 2005
» Setembro 2005
» Outubro 2005
» Novembro 2005
» Dezembro 2005
» Janeiro 2006
» Fevereiro 2006
» Março 2006
» Abril 2006
» Maio 2006
» Junho 2006
» Julho 2006
» Agosto 2006
» Setembro 2006
» Outubro 2006
» Novembro 2006
» Dezembro 2006
» Janeiro 2007

Livros

TV do futebol

» Felisbela Lopes e Sara pereira (orgs) A TV do Futebol; Porto: Campo das Letras

» Televisão e cidadania. Contributos para o debate sobre o serviço público. Manuel Pinto (coord.), Helena Sousa, Joaquim Fidalgo, Helena Gonçalves, Felisbela Lopes, Helena Pires, Luis António Santos. 2ª edição, aumentada, Maio de 2005. Colecção Comunicação e Sociedade. Campo das Letras Editores.

» Weblogs - Diário de Bordo. António Granado, Elisabete Barbosa. Porto Editora. Colecção: Comunicação. Última Edição: Fevereiro de 2004.

» Em nome do leitor. As colunas do provedor do "Público". Joaquim Fidalgo. Coimbra: Ed. Minerva. 2004

» Outras publicações do CECS

Eventos

» Conferência: A Nova Entidade Reguladora no quadro das políticas de Comunicação em Portugal (2006)

» I Congresso Internacional sobre Comunicação e Lusofonia (2005)

» Jornadas ?Dez Anos de Jornalismo Digital em Portugal: Estado da Arte e Cenários Futuros? (2005)

» Todos os eventos







Subscribe with Bloglines


Technorati Profile Powered by Blogger and Blogger Templates