Bom jornalismo = mau negócio? Poderá o jornalismo de qualidade manter a sua existência, ou terá de se vergar perante as quebras de audiência e consequentes dificuldades financeiras, e alterar os seus conteúdos editoriais? Amos Gelb, docente da American University em Washington DC, apresenta em "New media age, new marketing strategies" (Online Journalism Review) três estudos de caso em que a estratégia de sobrevivência passou por acolher alguns princípios básicos do marketing. Nesses três exemplos estudados (Discovery Times Channel, Washington Monthly e WashingtonPost.com), alguns factores foram identificados como traços comuns na sua actuação: - Compreender o produto; - Conhecer o público-alvo; - Utilizar eficazmente os recursos disponíveis; - Saber responder à concorrência.
"Most of the changes journalists bemoan -- unprecedented media consolidation under corporate ownership, increased competition, new trends in audience usage of news, fragmentation -- reflect a transformation of the media environment, a change to which most journalists don't know how to respond. It is a fundamental change in the relationship between journalist and audience. The failure to adapt to this new relationship has a simple consequence: Many journalists will soon find themselves in another line of work."
Peço desculpa de me estar a intrometer assim mas sou estudante de uma pos graduação em jornalismo no ISCTE e o tema deste blog suscitou me uma enorme curiosidade porque se encaixa naquilo que ando a pesquisar para a minha tese. Seria possivel passares me os links para esses estudos? ou é pedir demais? Obrigada!