A Marktest começou a realizar um estudo sobre os adolescentes a que chama Markteen. Estes são classificados em três categorias: pré-adolescentes, informados e tecnológicos. Eis a caracterizaç~«ao fornecida para cada uma delas: Os Pré-Adolescentes - Maioritariamente constituído por jovens com idade compreendida entre os 10 e os 12 anos, com hábitos de consumo em linha com a média. Ocupam os seus tempos livres principalmente a ver televisão, jogar e brincar. Costumam brincar com os amigos e/ou irmãos, andar de bicicleta, jogar futebol e jogar consola ou Game Boy. Possuem bicicleta e trotineta. São o grupo mais numeroso, representando 44.0% do universo (residentes no Continente com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos). Os Informados - São maioritariamente do sexo feminino, com idade compreendida entre os 16 e os 18 anos. São jovens que costumam ocupar os seus tempos livres a ver tv, ler, ouvir música e por outro lado, costumam sair e estar com os amigos, passear, ir ao cinema, centros comerciais, museus, teatro, discotecas/ bares, concertos musicais e praticam desporto. Têm comportamentos de consumo de media e de “produtos” ligados à informação bastante acima da média. Este grupo é constituído por 260 mil jovens, o que representa 24.7% do total. Os tecnológicos - São na sua maioria jovens urbanos (residentes nas regiões da Grande Lisboa e do Grande Porto), do sexo masculino, com idades compreendida entre os 16 e os 18 anos e pertencentes às classes alta, média alta e média. Ocupam os seus tempos livres a jogar computador, jogar consola, jogar futebol, praticar desporto ou a tocar instrumentos musicais. Costumam sair e estar com os amigos, ir ao cinema, centros comerciais, discotecas, bares, concertos e assistir a jogos de futebol. No que se relaciona com as novas tecnologias, apresentam consumos bastante acima da média. Representam 31.3% do total.
0 resposta(s) para “”
Responder