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Publicidade disfarçada na TV A coluna desta semana de Carlos Chaparro, no site "Comunique-se" (acesso sujeito a registo prévio), versa sobre o problema da publicidade disfarçada na televisão, que o autor considera ter-se tornado uma autêntica "praga" no Brasil, nas novelas e não só. O fenómeno é designado, do outro lado do Atântico, por "merchandising", um conceito que, cá, recobre aspectos diversos, ou pelo menos mais amplos. "Na prática - diz Chaparro - em alguns casos, o merchandising faz-se com a exposição ostensiva de marcas e produtos facilmente identificáveis que, com a naturalidade possível, passam a fazer parte da história narrada. Coisas como bancos, clínicas, automóveis, motocicletas, redes de lojas, cartões de crédito, vinhos, cigarros etc.. Na gíria do mercado, esse é o "merchandising caco". Deste modo, representa "uma das mais insidiosas formas de manipular gostos, opiniões, escolhas e comportamentos, em favor de empresas, instituições, negócios, poderes, produtos, idéias e até de ideologias".


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