"Watchblogs, a nova patrulha da imprensa" O mais recente número do Observatório da Imprensa publica um texto de Carlos Castilho intitulado Watchblogs, a nova patrulha da imprensa, que merece leitura. Tomando o caso dos Estados Unidos e da campanha para a eleiçao presidencial por referência, o autor considera que a decisao de uma série de bloggers de "marcar" e analisar o trabalho de jornalistas que cobrem o processo tem tudo para se transformar "num marco na história do jornalismo mundial". Segundo o autor, a imprensa daquele país debate apaixonadamente sobre "as vantagens e desvantagens do monitoramento de reportagens e comentários sobre a campanha eleitoral". "Mais do que ganhos e perdas, o que parece estar em jogo é como os jornalistas responderao ao crescente patrulhamento do seu trabalho pelo público e por seus colegas de profissao, via Internet", acrescenta. Quem faz esse "patrulhamento"? Os watchblogs, "weblogs que vasculham tudo o que sai publicado na imprensa sobre a campanha eleitoral" e que estará "alterando os hábitos dos grandes nomes do jornalismo norte-americano, que atá agora se consideravam uma elite profissional acima de qualquer suspeita". Sobre este mesmo tema, pode ler-se, de Mark Glaser, 'Watchblogs' Put the Political Press Under the Microscope, na Online Journalism Review.
0 resposta(s) para “”
Responder