Os diários gratuitos e o futuro do jornal São os jornais gratuitos distribuídos diairiamente nos principais centros urbanos uma ameaça ou uma oportunidade para a Imprensa? O número de Junho (vol. 4, nº 4) de "Strategy Report - Shaping the Future of Newspapers", da Associação Mundial de Jornais, trata o assunto, propondo modos de lidar com esta "ameaça". O gráfico seguinte foi construído pelo OBERCOM, que na sua mais recente newsletter dá a conhecer uma súmula deste documento:
Análise SWOT | ||||
Forças | Fraquezas | Oportunidades | Ameaças | |
Jornais gratuitos | Económico; leitura fácil; publicidade eficaz; mobilidade. | Conteúdo pouco original; limitado a notícias locais; limitações ao nível da distribuição. | Alcance de leitores ocasionais; publicidade. | Jornais pagos com produtos gratuitos; novos sistemas audiovisuais. |
Jornais pagos | Fidelização; reputação; interpretação de acontecimentos; classificados. | Dispendiosos; leitura difícil. | Alcance de leitores ocasionais; lançamento de produtos gratuitos complementares. | Perca de publicidade e de leitores. |
Fonte: SFN /OBERCOM
0 resposta(s) para “”
Responder