Tendência de queda nas audiências de Imprensa O Correio da Manhã, o Jornal de Notícias e a revista Sábado foram os únicos títulos da imprensa generalista a aumentar os seus índices de audiência no último trimestre de 2005, por comparação com o período homólogo de 2004, segundo dados da Marktest - Bareme Imprensa relativos ao último trimestre de 2005. Segundo o Barême, no período em referência, os jornais do segmento da imprensa diária generalista registaram, no seu conjunto, uma diminuição do índice de audiência de 0,4%, para uma média global de 27,9%. Nos semanários de informação geral, que corresppondem a 8,7% de audiência, a quebra foi ainda maior (10,3%) devido, sobretudo à queda do Expresso (da ordem dos 6%). Nas revistas, pelo contrário, a tendência geral foi de subida de 9,1 para 9,9 %. É o seguinte o ranking da imprensa diária segundo a respectiva audiência Jornal de Notícias - 12% Correio da Manhã - 10,6 Público - 5,1 Diário de Notícias - 3,8 24 Horas - 2,4. Nos semanários, a tabela é a seguinte: Expresso - 7,9% O Independente - 1,1% Tal & Qual - 0,7%. Visão - 7,2 Sábado - 2,7 Focus - 1,8. Dois casos curiosos: nos jornais diários, o Correio da Manhã lidera destacado na circulação (exemplares vendidos), mas tem uma audiência menor do que o Jornal de Notícias. Algo de semelhante se passa com o Expresso, que tem maior circulação do que a Visão (do mesmo grupo) mas uma menor audiência. Uma última nota: os jornais gratuitos distribuídos nas zonas de Lisboa e Porto são contabilizados como imprensa regional. Mas representam 7,3 por cento de audiência média. O Destak teve 5,2 por cento, e o Metro 4,9. Como salienta o Público, "estes dados revelam um pulo face aos 4,8 por cento deste segmento no trimestre de Abril a Junho, quando o Destak teve 3,4 por cento e o Metro 3,6". (Fontes: Meios e Publicidade e Público). Actualização: O valor da audiência da Visão foi corrigido de 8,8 para 7,2, no site que me servira de fonte, o que altera o teor de parte da nota que atrás escrevi.
0 resposta(s) para “”
Responder