Weblogue colectivo do projecto Mediascópio - CECS / Universidade do Minho | RSS: ATOM 0.3 |




Envie este post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...



Tendência de queda nas audiências de Imprensa O Correio da Manhã, o Jornal de Notícias e a revista Sábado foram os únicos títulos da imprensa generalista a aumentar os seus índices de audiência no último trimestre de 2005, por comparação com o período homólogo de 2004, segundo dados da Marktest - Bareme Imprensa relativos ao último trimestre de 2005. Segundo o Barême, no período em referência, os jornais do segmento da imprensa diária generalista registaram, no seu conjunto, uma diminuição do índice de audiência de 0,4%, para uma média global de 27,9%. Nos semanários de informação geral, que corresppondem a 8,7% de audiência, a quebra foi ainda maior (10,3%) devido, sobretudo à queda do Expresso (da ordem dos 6%). Nas revistas, pelo contrário, a tendência geral foi de subida de 9,1 para 9,9 %. É o seguinte o ranking da imprensa diária segundo a respectiva audiência Jornal de Notícias - 12% Correio da Manhã - 10,6 Público - 5,1 Diário de Notícias - 3,8 24 Horas - 2,4. Nos semanários, a tabela é a seguinte: Expresso - 7,9% O Independente - 1,1% Tal & Qual - 0,7%. Visão - 7,2 Sábado - 2,7 Focus - 1,8. Dois casos curiosos: nos jornais diários, o Correio da Manhã lidera destacado na circulação (exemplares vendidos), mas tem uma audiência menor do que o Jornal de Notícias. Algo de semelhante se passa com o Expresso, que tem maior circulação do que a Visão (do mesmo grupo) mas uma menor audiência. Uma última nota: os jornais gratuitos distribuídos nas zonas de Lisboa e Porto são contabilizados como imprensa regional. Mas representam 7,3 por cento de audiência média. O Destak teve 5,2 por cento, e o Metro 4,9. Como salienta o Público, "estes dados revelam um pulo face aos 4,8 por cento deste segmento no trimestre de Abril a Junho, quando o Destak teve 3,4 por cento e o Metro 3,6". (Fontes: Meios e Publicidade e Público). Actualização: O valor da audiência da Visão foi corrigido de 8,8 para 7,2, no site que me servira de fonte, o que altera o teor de parte da nota que atrás escrevi.


0 resposta(s) para “”

Responder





Quem somos

» Manuel Pinto
» Helena Sousa
» Luis Antonio Santos
» Joaquim Fidalgo
» Felisbela Lopes
» Madalena Oliveira
» Sara Moutinho
» Daniela Bertocchi
» Sergio Denicoli

» E-MAIL

Últimos posts

» S. Francisco de Sales e a mensagem do Papa
» Audição dos membros indigitados para a Entidade Re...
» Clube de Jornalistas analisa cobertura das Preside...
» Blogue do Provedor
» O agendamento mediático de Timor Leste É hoje pos...
» Um jogo "um pouco baralhado" "O jogo [entre jorna...
» Publicidade e jornalismo: disputa de fronteiras D...
» Presidenciais na imprensa internacional
» O drama da baleia-nariz de garrafa Os ouvintes e ...
» Livro de Manuel Castells e Gustavo Cardoso No pró...

Ligações


Arquivos

» Abril 2002
» Maio 2002
» Junho 2002
» Julho 2002
» Agosto 2002
» Setembro 2002
» Outubro 2002
» Novembro 2002
» Dezembro 2002
» Janeiro 2003
» Fevereiro 2003
» Março 2003
» Abril 2003
» Maio 2003
» Junho 2003
» Julho 2003
» Agosto 2003
» Setembro 2003
» Outubro 2003
» Novembro 2003
» Dezembro 2003
» Janeiro 2004
» Fevereiro 2004
» Março 2004
» Abril 2004
» Maio 2004
» Junho 2004
» Julho 2004
» Agosto 2004
» Setembro 2004
» Outubro 2004
» Novembro 2004
» Dezembro 2004
» Janeiro 2005
» Fevereiro 2005
» Março 2005
» Abril 2005
» Maio 2005
» Junho 2005
» Julho 2005
» Agosto 2005
» Setembro 2005
» Outubro 2005
» Novembro 2005
» Dezembro 2005
» Janeiro 2006
» Fevereiro 2006
» Março 2006
» Abril 2006
» Maio 2006
» Junho 2006
» Julho 2006
» Agosto 2006
» Setembro 2006
» Outubro 2006
» Novembro 2006
» Dezembro 2006
» Janeiro 2007

Livros

TV do futebol

» Felisbela Lopes e Sara pereira (orgs) A TV do Futebol; Porto: Campo das Letras

» Televisão e cidadania. Contributos para o debate sobre o serviço público. Manuel Pinto (coord.), Helena Sousa, Joaquim Fidalgo, Helena Gonçalves, Felisbela Lopes, Helena Pires, Luis António Santos. 2ª edição, aumentada, Maio de 2005. Colecção Comunicação e Sociedade. Campo das Letras Editores.

» Weblogs - Diário de Bordo. António Granado, Elisabete Barbosa. Porto Editora. Colecção: Comunicação. Última Edição: Fevereiro de 2004.

» Em nome do leitor. As colunas do provedor do "Público". Joaquim Fidalgo. Coimbra: Ed. Minerva. 2004

» Outras publicações do CECS

Eventos

» Conferência: A Nova Entidade Reguladora no quadro das políticas de Comunicação em Portugal (2006)

» I Congresso Internacional sobre Comunicação e Lusofonia (2005)

» Jornadas ?Dez Anos de Jornalismo Digital em Portugal: Estado da Arte e Cenários Futuros? (2005)

» Todos os eventos







Subscribe with Bloglines


Technorati Profile Powered by Blogger and Blogger Templates