«Nos blogues há uma apoteose do presente, uma menorização do passado e uma inexistência do futuro que condicionam o tipo de escrita e o seu sucesso comunicacional. Este desequilíbrio dos tempos é coerente com alguns dos efeitos da passagem do mundo comunicacional tradicional, da leitura, do silêncio, da lentidão, da memória, para a velocidade do que é "moderno", para um mundo constituído por imagens rápidas, prazer instantâneo e ilusão de simultaneidade. É o mundo dos directos televisivos, do em linha permanente, do mundo que testemunha tudo em tempo real, da aldeia na "aldeia global", da superfície, da pele das coisas do marketing e da publicidade. Os blogues trazem para a "fala" essa mesma velocidade e ilusão de instantaneidade de um mundo sem "edição", ou seja, sem mediação.»
José Pacheco Pereira, in Público ["Blogues: a apoteose do presente"]
ACT.: No texto de J. Pacheco Pereira, há um número que é certamente um lapso: refere ele que o Technorati rastreia actualmente "cerca de 35 milhões" de blogues. Como se pode ver no respectivo site, esse número está praticamente nos 45 milhões.
Borges dizia muito melhor, e algo que se poderia aplicar directamente ? menoridade de Pacheco Pereira e da rede de interesses medi?ticos, ? qual ele faz os fretes: "os jornais, esses museus de min?cias ef?meras"...
O que Pacheco Pereira diz ? que no ?ltimo censo do Technorati eram 35 milh?es de blogues. E est? certo. Como se pode ver aqui.