Weblogue colectivo do projecto Mediascópio - CECS / Universidade do Minho | RSS: ATOM 0.3 |



Perguntas


Envie este post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...



As reacções que se sucederam em torno da deliberação do Conselho Regulador da ERC, relativas a alegada interferência do Governo na informação da RTP suscitam interrogações de natureza vária, entre as quais:

  • - Credibilizará a razão que o Público entende assistir-lhe o modo como tratou jornalisticamente o assunto nas suas edições de sexta-feira e de sábado?
  • - Como interpretar o facto de aos argumentos enunciados pela deliberação da Entidade Reguladora se ter respondido, em várias tomadas de posição, com a tentativa de ilegitimar a composição e alguns dos membros da ERC?
  • - Entende-se ou não ser relevante que uma entidade reguladora procure assentar os seus pronunciamentos em estudos relativos aos fenómenos que aprecia, ainda que contestáveis (como todos os estudos)?
  • - Uma vez que tem sido evocada uma alegada "agenda de causas" na base das quais alguns órgãos de comunicação actuam face a determinadas matérias, cabe perguntar: existe ou não, também relativamente à ERC, uma agenda escondida por parte de alguns media?
  • - As matérias que têm estado sobre a mesa do debate não deveriam, em parte, caber também na esfera de acção do Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas?
ACTUALIZAÇÃO 15.12.2006 Em resposta a estas perguntas, Eduardo Cintra Torres enviou-nos para publicação várias outras perguntas, a saber:
  • "- Será que esta deliberação da ERC é credível?
  • - Credibilizará a ERC o documento que escreveu em 11 de Dezembro contra o Público e referindo-se depreciativamente, mesmo insultuosamente e em termos pessoais, contra o seu director?
  • - Porque razão não se pode chamar a atenção para o processo de formação da ERC, quer legal, quer na nomeação das pessoas, se esses factos forem úteis para a compreensão do que se está a passar na ERC, nomeadamente com estes dois documentos sobre ECT e o Público e seu director? Serão as instituições independentes do seu processo de formação e das pessoas que as formam?
  • - Entende-se ou não relevante que o estudo de dados realizado pela ERC sobre incêndios nas TVs possa estar totalmente enviesado nos seus pressupostos iniciais? Será que a ERC utilizou correctamente dados de análise?
  • - Será que omitiu dados de análise?
  • - Será que também a ERC, ou alguém nela, tem uma agenda escondida?
  • - Será legítimo a ERC pronunciar-se, como o fez, contra pessoas e não contra os seus artigos?
  • - Será que os verdadeiros jornalistas, os verdadeiros académicos e os amantes da liberdade de informação e de expressão já leram bem a Deliberação da ERC e o comunicado seguinte contra o Público e seu Director?"


2 resposta(s) para “Perguntas”

  1. Anonymous Anónimo 

    O P?BLICO deu not?cia da delibera??o da ERC na sexta-feira. Na not?cia n?o falta nenhum elemento relevante. Como era alvo directo dessa delibera??o, escrevi um editorial. A not?cia era correcta e equilibrada, mais completa do que, por exemplo, as da Lusa (valia at? a pena analis?-las para aferir do respeito pelo contradit?rio da ag?ncia de not?cias de servi?o p?blico...).
    No s?bado cumpriu a ordem imperativa da ERC de publicar na ?ntegra, sem possibilidade de apeli, a sua delibera??o. F?-lo sublinhando o facto de n?o ter possibilidade de recorrer da decis?o. Nada demais, parece-me. E publicou partes das declara??es de voto que mostravam como a delibera??o era contest?vel. Pelo que pude apreciar pelas reac??es subsequentes, tal decis?o abriu uma discuss?o antes quase inexistente. Foi, portanto, positivo.
    Quanto ? "agenda de causas", nada como a clareza: discordo, e tornei-o j? p?blico, das compet?ncias, que considero desproporcionadas, da ERC; fora essa tomada de posi??o, o P?BLICO s? se pronunciou sobre as decis?es que o tocaram. Isso ? leg?tima defesa, n?o ? agenda de causas. Mas pode vir a ser se, como receio, se evoluir para uma situa??o de amea?a ? liberdade de imprensa.
    Por ?ltimo as mat?rias que t?m sido discutidas podem ser tamb?m discutidas pelo Conselho Deontol?gico do Sindicato dos Jornalistas. Mas como em Portugal a Constitui??o consagra a liberdade sindical e este n?o representa todos os jornalistas (a mim n?o me representa, por exemplo, pois desfiliei-me do sindicato no dia em que o presidente desse organismo "deontol?gico" entendeu dar uma confer?ncia de imprensa conjunta com essa impoluta figura que d? pelo nome de Jorge Nuno Pinto da Costa para acusar jornalistas sem antes os ter ouvido), o problema dos jornalistas ? que n?o possuem um ?rg?o que tenha real autoridade para, de forma aut?noma e n?o tutelada, se pronunciar sobre mat?rias de ?tica e deontologia. Mas isso ? outra discuss?o.

  2. Anonymous Anónimo 

    A verdade é que em relação à ERC a questão fundamental é simplesmente esta: que independência tem uma entidade reguladora face ao Governo quando a individualidade designada para a Presidência do seu Conselho Regulador vem, primeiro do gabinete do ministro Morais Sarmento, na altura assumindo as funções de coordenador de uma co-regulação tutelada directamente pelo governo (!) e negociada directamente com os 'regulados' - RTP, SIC e TVI (à revelia da entidade com competência para o fazer - a AACS), tendo depois continuado o mesmo trabalho com o ministro socialista Augusto Santos Silva...

    Será assim aceitável, pelos media e pela opinião pública, que uma Entidade Reguladora da Comunicação Social, que se deve pautar pela mais rigorosa e absoluta independência face ao Governo, tenha na sua presidência uma individualidade com responsabilidades assumidas nos gabinetes dos dois últimos ministros com a tutela do sector?

Responder





Quem somos

» Manuel Pinto
» Helena Sousa
» Luis Antonio Santos
» Joaquim Fidalgo
» Felisbela Lopes
» Madalena Oliveira
» Sara Moutinho
» Daniela Bertocchi
» Sergio Denicoli

» E-MAIL

Últimos posts

» "Réseaux" dedica número aos blogues
» 'Corpus' da Língua Portuguesa
» A ERC e a independência da RTP face ao poder político
» Breves
» A vida dos humanos reconfigurada pelo digital
» "'Sentir, sinta quem lê"
» "Libération" não se liberta
» Uma resposta esclarecedora da Câmara do Porto
» Dois livros em "Um dia a falar de televisão"
» Perplexidades

Ligações


Arquivos

» abril 2002
» maio 2002
» junho 2002
» julho 2002
» agosto 2002
» setembro 2002
» outubro 2002
» novembro 2002
» dezembro 2002
» janeiro 2003
» fevereiro 2003
» março 2003
» abril 2003
» maio 2003
» junho 2003
» julho 2003
» agosto 2003
» setembro 2003
» outubro 2003
» novembro 2003
» dezembro 2003
» janeiro 2004
» fevereiro 2004
» março 2004
» abril 2004
» maio 2004
» junho 2004
» julho 2004
» agosto 2004
» setembro 2004
» outubro 2004
» novembro 2004
» dezembro 2004
» janeiro 2005
» fevereiro 2005
» março 2005
» abril 2005
» maio 2005
» junho 2005
» julho 2005
» agosto 2005
» setembro 2005
» outubro 2005
» novembro 2005
» dezembro 2005
» janeiro 2006
» fevereiro 2006
» março 2006
» abril 2006
» maio 2006
» junho 2006
» julho 2006
» agosto 2006
» setembro 2006
» outubro 2006
» novembro 2006
» dezembro 2006
» janeiro 2007

Livros

TV do futebol

» Felisbela Lopes e Sara pereira (orgs) A TV do Futebol; Porto: Campo das Letras

» Televisão e cidadania. Contributos para o debate sobre o serviço público. Manuel Pinto (coord.), Helena Sousa, Joaquim Fidalgo, Helena Gonçalves, Felisbela Lopes, Helena Pires, Luis António Santos. 2ª edição, aumentada, Maio de 2005. Colecção Comunicação e Sociedade. Campo das Letras Editores.

» Weblogs - Diário de Bordo. António Granado, Elisabete Barbosa. Porto Editora. Colecção: Comunicação. Última Edição: Fevereiro de 2004.

» Em nome do leitor. As colunas do provedor do "Público". Joaquim Fidalgo. Coimbra: Ed. Minerva. 2004

» Outras publicações do CECS

Eventos

» Conferência: A Nova Entidade Reguladora no quadro das políticas de Comunicação em Portugal (2006)

» I Congresso Internacional sobre Comunicação e Lusofonia (2005)

» Jornadas ?Dez Anos de Jornalismo Digital em Portugal: Estado da Arte e Cenários Futuros? (2005)

» Todos os eventos







Subscribe with Bloglines


Technorati Profile Powered by Blogger and Blogger Templates