Weblogue colectivo do projecto Mediascópio - CECS / Universidade do Minho | RSS: ATOM 0.3 |




Envie este post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...



Como pensar a crise da Imprensa sem repensar o jornalismo? As novas funções de Miguel Gaspar enquanto editor exeutivo do DN serão certamente importantes do ponto de vista da gestão e organização dos recursos do jornal. Do ponto de vista dos leitores é,porém uma pena que aquele jornalista não possa publicar os seus comentários e as suas leituras sobre o campo dos media e do jornalismo com a asiduidade a que nos tinha habituado. Porque Miguel Gaspar pensa e ajuda a pensar, o que não é pouco, no jornalismo dos nossos dias. Aí está a sua coluna de hoje para o mostrar. Intitulada "E que tal vender uns jornalitos?", reflecte sobre um dos temas da semana que passou - a crise de venda e de leitura de imprensa de informação geral. Subscrevo o que sugere o editor do DN: uma das frentes decisivas por que passa a resposta a essa crise reside em repensar o jornalismo que se tem feito: "Hoje temos uma enorme dificuldade em pensar o jornalismo. Sobretudo em pensá-lo em função das expectativas dos leitores e não apenas dos códigos e preconceitos de quem reporta. Os jornais vendem menos por se terem afastado das pessoas. Somos prisioneiros das nossas ilusões em relação ao que os leitores realmente querem. Não é necessariamente sangue... Ainda nos imaginamos como os donos da mensagem e os donos da objectividade. Não tenho soluções para problemas tão complexos. Mas começar por ouvir os leitores parece-me um caminho razoável". Creio que, ao contrário do que se tem dito, não é por causa da Internet ou dos blogues ou, mais geralmente, dos novos media que os leitores escasseiam e a circulação dos jornais pagos baixa. O problema não é em primeira instância de natureza tecnológica, mas cultural e jornalística. Ainda que os caminhos a percorrer passem pelas possibilidades das novas tecnologias. Complementos de leitura: - A crise da Imprensa escrita urbi et orbi, no Abrupto (incluindo os comentários). - O texto If Newspapers Are to Rise Again, de Tim Porter, no último número dos Nieman Reports (via Ponto Media).


0 resposta(s) para “”

Responder





Quem somos

» Manuel Pinto
» Helena Sousa
» Luis Antonio Santos
» Joaquim Fidalgo
» Felisbela Lopes
» Madalena Oliveira
» Sara Moutinho
» Daniela Bertocchi
» Sergio Denicoli

» E-MAIL

Últimos posts

» Jornal belga arranca este mês com o "eReader" Es...
» 65% dos internautas portugueses acederam a blogues...
» Sindicato contra exploração de estagiários nas Red...
» Mudanças à vista no Diário Digital A onda "light"...
» Programa final da conferência de 10 de Abril A Nov...
» Sugestão de Jay Rosen Concurso de bloggers para o ...
» Condenar o jornalismo
» Analisando os dez mais da imprensa portuguesa Os ...
» Metablogue O Voz del Sur, de Julio Frank Casado, ...
» Imprensa em Portugal: queda generalizada das tirag...

Ligações


Arquivos

» abril 2002
» maio 2002
» junho 2002
» julho 2002
» agosto 2002
» setembro 2002
» outubro 2002
» novembro 2002
» dezembro 2002
» janeiro 2003
» fevereiro 2003
» março 2003
» abril 2003
» maio 2003
» junho 2003
» julho 2003
» agosto 2003
» setembro 2003
» outubro 2003
» novembro 2003
» dezembro 2003
» janeiro 2004
» fevereiro 2004
» março 2004
» abril 2004
» maio 2004
» junho 2004
» julho 2004
» agosto 2004
» setembro 2004
» outubro 2004
» novembro 2004
» dezembro 2004
» janeiro 2005
» fevereiro 2005
» março 2005
» abril 2005
» maio 2005
» junho 2005
» julho 2005
» agosto 2005
» setembro 2005
» outubro 2005
» novembro 2005
» dezembro 2005
» janeiro 2006
» fevereiro 2006
» março 2006
» abril 2006
» maio 2006
» junho 2006
» julho 2006
» agosto 2006
» setembro 2006
» outubro 2006
» novembro 2006
» dezembro 2006
» janeiro 2007

Livros

TV do futebol

» Felisbela Lopes e Sara pereira (orgs) A TV do Futebol; Porto: Campo das Letras

» Televisão e cidadania. Contributos para o debate sobre o serviço público. Manuel Pinto (coord.), Helena Sousa, Joaquim Fidalgo, Helena Gonçalves, Felisbela Lopes, Helena Pires, Luis António Santos. 2ª edição, aumentada, Maio de 2005. Colecção Comunicação e Sociedade. Campo das Letras Editores.

» Weblogs - Diário de Bordo. António Granado, Elisabete Barbosa. Porto Editora. Colecção: Comunicação. Última Edição: Fevereiro de 2004.

» Em nome do leitor. As colunas do provedor do "Público". Joaquim Fidalgo. Coimbra: Ed. Minerva. 2004

» Outras publicações do CECS

Eventos

» Conferência: A Nova Entidade Reguladora no quadro das políticas de Comunicação em Portugal (2006)

» I Congresso Internacional sobre Comunicação e Lusofonia (2005)

» Jornadas ?Dez Anos de Jornalismo Digital em Portugal: Estado da Arte e Cenários Futuros? (2005)

» Todos os eventos







Subscribe with Bloglines


Technorati Profile Powered by Blogger and Blogger Templates