Weblogue colectivo do projecto Mediascópio - CECS / Universidade do Minho | RSS: ATOM 0.3 |



"A jornal dado..."


Envie este post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...



Joaquim Fidalgo, no Público: "(...) vejo por aí muita gente que consome os diários gratuitos segundo este padrão: usando-os como um meio de entretenimento para ocupar o tempo livre de uma ida ao café, de uma viagem de autocarro ou de comboio, de uma fila de espera. Já que tem de se estar ali, já que não há nada para fazer, espreita-se o jornalinho - que para o caso até funciona bem, com pouco que ler e muita figura, textos pequenitos, quase tudo historinhas e fait divers. Não há mal nisto, e é até interessante que cada vez mais gente passe esses tempos lendo qualquer coisa em vez de nada. O que já me parece mais discutível é colocar no mesmo plano essas publicações oferecidas de graça por aí (e essencialmente publicitárias) com os jornais diários informativos, aqueles que as pessoas compram para irem sabendo o que de relevante se passa. E mais discutível me parece fazer contas sobre transferências de leitores entre uns e outros, considerando que alguma queda da imprensa generalista se deve à concorrência dos gratuitos. (...)"


4 resposta(s) para “"A jornal dado..."”

  1. Anonymous Anónimo 

    Finalmente, algu?m que salienta a tragica falta de qualidade dos ornais gratuitos.

  2. Anonymous Anónimo 

    "Finalmente", nao.
    Ja antes, no mesmo espaco, Joaquim Fidalgo o havia feito.

  3. Anonymous Anónimo 

    E muito antes, em 14 de Janeiro de 2005, j? o Clube de Jornalistas escrevia isto:

    http://www.clubedejornalistas.pt/DesktopDefault.aspx?tabid=281

  4. Anonymous Anónimo 

    discordo totalmente. percebo que a maioria dos leitores deste blog passem o dia enfiado em redac??es ou gabinetes de universidades recheados de jornais. e que, ali?s, nem se incluam na lista de pessoas que compra jornais todos os dias, tal a facilidade de acesso ? informa??o. conv?m, por isso, referir que a maioria dos leitores dos gratuitos s?o pessoas que, at? ao seu aparecimento, tinham h?bitos de leitura nulos. quem anda nos transportes p?blicos, como ? o meu caso, n?o deixa de ficar surpreendido por ver pessoas maiores de 60 anos, imigrantes e mulheres a ler jornais.

Responder





Quem somos

» Manuel Pinto
» Helena Sousa
» Luis Antonio Santos
» Joaquim Fidalgo
» Felisbela Lopes
» Madalena Oliveira
» Sara Moutinho
» Daniela Bertocchi
» Sergio Denicoli

» E-MAIL

Últimos posts

» Dois livros sobre o digital, a Internet e a blogos...
» O 25 de Abril e os filhos de um Deus menor
» El País projecta e prepara o pós-papel
» "Apaguem-na!", dizem eles
» Seriam capazes?
» Publicidade à força
» Olhando outra vez a morte dos outros
» Encontros e debates em Santiago de Compostela
» O lugar da televisão nas nossas vidas
» EUA: Televisões contra FCC

Ligações


Arquivos

» abril 2002
» maio 2002
» junho 2002
» julho 2002
» agosto 2002
» setembro 2002
» outubro 2002
» novembro 2002
» dezembro 2002
» janeiro 2003
» fevereiro 2003
» março 2003
» abril 2003
» maio 2003
» junho 2003
» julho 2003
» agosto 2003
» setembro 2003
» outubro 2003
» novembro 2003
» dezembro 2003
» janeiro 2004
» fevereiro 2004
» março 2004
» abril 2004
» maio 2004
» junho 2004
» julho 2004
» agosto 2004
» setembro 2004
» outubro 2004
» novembro 2004
» dezembro 2004
» janeiro 2005
» fevereiro 2005
» março 2005
» abril 2005
» maio 2005
» junho 2005
» julho 2005
» agosto 2005
» setembro 2005
» outubro 2005
» novembro 2005
» dezembro 2005
» janeiro 2006
» fevereiro 2006
» março 2006
» abril 2006
» maio 2006
» junho 2006
» julho 2006
» agosto 2006
» setembro 2006
» outubro 2006
» novembro 2006
» dezembro 2006
» janeiro 2007

Livros

TV do futebol

» Felisbela Lopes e Sara pereira (orgs) A TV do Futebol; Porto: Campo das Letras

» Televisão e cidadania. Contributos para o debate sobre o serviço público. Manuel Pinto (coord.), Helena Sousa, Joaquim Fidalgo, Helena Gonçalves, Felisbela Lopes, Helena Pires, Luis António Santos. 2ª edição, aumentada, Maio de 2005. Colecção Comunicação e Sociedade. Campo das Letras Editores.

» Weblogs - Diário de Bordo. António Granado, Elisabete Barbosa. Porto Editora. Colecção: Comunicação. Última Edição: Fevereiro de 2004.

» Em nome do leitor. As colunas do provedor do "Público". Joaquim Fidalgo. Coimbra: Ed. Minerva. 2004

» Outras publicações do CECS

Eventos

» Conferência: A Nova Entidade Reguladora no quadro das políticas de Comunicação em Portugal (2006)

» I Congresso Internacional sobre Comunicação e Lusofonia (2005)

» Jornadas ?Dez Anos de Jornalismo Digital em Portugal: Estado da Arte e Cenários Futuros? (2005)

» Todos os eventos







Subscribe with Bloglines


Technorati Profile Powered by Blogger and Blogger Templates