Weblogue colectivo do projecto Mediascópio - CECS / Universidade do Minho | RSS: ATOM 0.3 |



O "Público" - entre o impresso e o digital


Envie este post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...



O Público dá hoje um salto significativo no seu site na Internet, criando um dispositivo que permite consultar as notícias da edição impressa no seu contexto de paginação, sem que tal dificulte a leitura: ao clicar numa peça da edição em pdf, acede-se ao texto em formato simples e manuseável Por outro lado, a disponibilização do conteúdo do Público em regime livre - com excepção dos colunistas - é uma medida que, do ponto de vista dos leitores é de saudar. Este recuo face à decisão tomada há cerca de ano e meio tem um significado que vai certamente para lá do próprio Público. É igualmente de saudar o alargamento das facilidades de consulta do arquivo, ainda que os montantes que os não-assinantes terão de pagar por peça ou por edição me pareçam elevados - não em termos absolutos, mas do ponto de vista do incentivo que seria desejável instituir, nomeadamente para actividades pedagógicas, por exemplo. Resta saber em que medida estas inovações, que são de assinalar, não representam uma inflexão estratégica do jornal, no sentido do desinvestimento na edição impressa e no reforço da presença on-line. O director do Público on-line, José Vítor Malheiros, parece desenhar precisamente esse cenário, quando refere, na edição impressa de hoje, que "num contexto em que as vendas de jornais em papel vêm a decrescer, o caminho da imprensa tem de passar pela Internet, que tem tido uma evolução positiva". Seria um pouco como o futuro do Libération, em França, caracterizado há dias no próprio Público, como "um pequeno jornal com um grande site na Net"? Veremos as novidades que nos trarão os próximos meses.


5 resposta(s) para “O "Público" - entre o impresso e o digital”

  1. Anonymous Anónimo 

    Parab?ns!

    Seu blog acaba de receber o Oscar dos Blogueiros, Destaque 2006 na Gazeta dos Blogueiros.

    Como pr?mio o link do seu blog ficar? exposto por 7 dias na p?gina principal da GB.

    Parab?ns mais uma vez pelo Trof?u Destaque 2006.

    Equipe Blogueiros.

    www.blogueiros.com

  2. Anonymous Anónimo 

    Nada disto ? inocente. Uma guerra fraticida est? a decorrer entre os jornais, que muitas vezes vai al?m da simples competi??o, com todos os truques que isso possa implicar. N?o percebo a decis?o de n?o disponibilizarem os colunistas. Ningu?m, nesta fase de agita??o extrema vai assinar o P?blico s? para ler os opinion makers.

    Um abra?

  3. Anonymous Anónimo 

    Assinar o publico on-line por 20 euros (o ano passado) eh uma coisa, assina-lo por 50 eh outra ... ou melhor ... foi outra !

  4. Anonymous Anónimo 

    Grato a Gazeta dos Blogueiros [www.blogueiros.com] pela distincao.

  5. Anonymous Anónimo 

    Estou inquieto com o$ caminho$ do P?blico. Est? t?o longe daquilo que j? foi mas continua a ser t?o indispens?vel como a bica que remata cada refei??o.

Responder





Quem somos

» Manuel Pinto
» Helena Sousa
» Luis Antonio Santos
» Joaquim Fidalgo
» Felisbela Lopes
» Madalena Oliveira
» Sara Moutinho
» Daniela Bertocchi
» Sergio Denicoli

» E-MAIL

Últimos posts

» "Ser jornalista é ser tradutor". "Só isso"?
» "A Concentração dos Media e a Liberdade de Imprensa"
» O mundo e os jornais
» Newsweek em casa e lá fora
» Os provedores como modelo
» Ainda há lugar para jornalistas?
» A entrevista de capa da Tabú
» Títulos e "bom português" DN TEM RAZÃO (ACT)
» Público e Sol: semelhanças ou diferenças?
» A produção jornalística na imprensa local

Ligações


Arquivos

» abril 2002
» maio 2002
» junho 2002
» julho 2002
» agosto 2002
» setembro 2002
» outubro 2002
» novembro 2002
» dezembro 2002
» janeiro 2003
» fevereiro 2003
» março 2003
» abril 2003
» maio 2003
» junho 2003
» julho 2003
» agosto 2003
» setembro 2003
» outubro 2003
» novembro 2003
» dezembro 2003
» janeiro 2004
» fevereiro 2004
» março 2004
» abril 2004
» maio 2004
» junho 2004
» julho 2004
» agosto 2004
» setembro 2004
» outubro 2004
» novembro 2004
» dezembro 2004
» janeiro 2005
» fevereiro 2005
» março 2005
» abril 2005
» maio 2005
» junho 2005
» julho 2005
» agosto 2005
» setembro 2005
» outubro 2005
» novembro 2005
» dezembro 2005
» janeiro 2006
» fevereiro 2006
» março 2006
» abril 2006
» maio 2006
» junho 2006
» julho 2006
» agosto 2006
» setembro 2006
» outubro 2006
» novembro 2006
» dezembro 2006
» janeiro 2007

Livros

TV do futebol

» Felisbela Lopes e Sara pereira (orgs) A TV do Futebol; Porto: Campo das Letras

» Televisão e cidadania. Contributos para o debate sobre o serviço público. Manuel Pinto (coord.), Helena Sousa, Joaquim Fidalgo, Helena Gonçalves, Felisbela Lopes, Helena Pires, Luis António Santos. 2ª edição, aumentada, Maio de 2005. Colecção Comunicação e Sociedade. Campo das Letras Editores.

» Weblogs - Diário de Bordo. António Granado, Elisabete Barbosa. Porto Editora. Colecção: Comunicação. Última Edição: Fevereiro de 2004.

» Em nome do leitor. As colunas do provedor do "Público". Joaquim Fidalgo. Coimbra: Ed. Minerva. 2004

» Outras publicações do CECS

Eventos

» Conferência: A Nova Entidade Reguladora no quadro das políticas de Comunicação em Portugal (2006)

» I Congresso Internacional sobre Comunicação e Lusofonia (2005)

» Jornadas ?Dez Anos de Jornalismo Digital em Portugal: Estado da Arte e Cenários Futuros? (2005)

» Todos os eventos







Subscribe with Bloglines


Technorati Profile Powered by Blogger and Blogger Templates