Weblogue colectivo do projecto Mediascópio - CECS / Universidade do Minho | RSS: ATOM 0.3 |




Envie este post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...



Cobertura das presidenciais: ir além das aparências Um dia destes vai valer a pena estudar a fundo a cobertura feita pelos media da actual (pré-) campanha para a eleição presidencial. Não terá sido ainda devidamente sublinhado que esta é a primeira vez que a blogosfera acompanha e debate, a par e passo, e com uma intensidade notória, o que vai acontecendo. A propósito da contabilização feita do número de jornalistas que apoiam cada uma das candidaturas (acrescento agora que também Garcia Pereira indica 4 jornalistas como seus apoiantes), houve quem fizesse leituras que considero apressadas. Assim como sobre o facto de os dados da Marktest indicarem que Soares tem tido, nas televisões, o maior número de notícias e Alegre o menor (cf. imagem). Estes são indicadores, mas não podem ser tomados apenas pelo seu valor facial. Se a estratégia de Cavaco Silva foi de contenção, os dados das notícias sobre ele não podem ser desligados dessa estratégia. E, sobretudo, importa confrontar a quantidade com a qualidade. Ou seja: analisar o que se disse no tempo emitido, a perspectiva adoptada, a visão ou "carga" transmitida. Do mesmo modo, o número de jornalistas que se declaram apoiantes pode não ter que ver com os efectivos apoiantes com que cada um dos candidatos efectivamente conta nas redacções. De resto, parece-me mais aceitável e salutar esta manifestação de intenções do que a actuação enviesada a favor deste ou daquele, sem que tal seja devidamente assumido.


1 resposta(s) para “”

  1. Blogger Lord 

    Seria também interessante analisar o conteudo dos artigos de opinião publicados nos jornais de "referência" (independente, dn, público e expresso), de forma a entender se estão (ou não) estes espaços "dependentes" dos aparelhos políticos - e de que forma esta "dependência" afectou (ou não) a candidatura de Manuel Alegre) - devido ao pessível reduzido espaço para expôr as ideias deste em relação aos outros candidatos.

Responder





Quem somos

» Manuel Pinto
» Helena Sousa
» Luis Antonio Santos
» Joaquim Fidalgo
» Felisbela Lopes
» Madalena Oliveira
» Sara Moutinho
» Daniela Bertocchi
» Sergio Denicoli

» E-MAIL

Últimos posts

» Sexo explícito na Consoada da SIC Não vi televisã...
» Figuras do ano A equipa da secção de Media do DN ...
» Coisas boas e coisas péssimas da comunicação socia...
» Guia para procurar trabalho como jornalista
» A rádio e a cidadania: notas de um debate O progr...
» Imprensa gratuita dá machadada nas vendas de diári...
» Um ano de NetFM Completa hoje o primeiro ano de v...
» Jornalistas apoiantes de candidatos Pode não ser ...
» Consumo de rádio: mais nortenho e litoral Os res...
» Caso do dia (de ontem) CORREIO DA MANHÃ: Governo ...

Ligações


Arquivos

» abril 2002
» maio 2002
» junho 2002
» julho 2002
» agosto 2002
» setembro 2002
» outubro 2002
» novembro 2002
» dezembro 2002
» janeiro 2003
» fevereiro 2003
» março 2003
» abril 2003
» maio 2003
» junho 2003
» julho 2003
» agosto 2003
» setembro 2003
» outubro 2003
» novembro 2003
» dezembro 2003
» janeiro 2004
» fevereiro 2004
» março 2004
» abril 2004
» maio 2004
» junho 2004
» julho 2004
» agosto 2004
» setembro 2004
» outubro 2004
» novembro 2004
» dezembro 2004
» janeiro 2005
» fevereiro 2005
» março 2005
» abril 2005
» maio 2005
» junho 2005
» julho 2005
» agosto 2005
» setembro 2005
» outubro 2005
» novembro 2005
» dezembro 2005
» janeiro 2006
» fevereiro 2006
» março 2006
» abril 2006
» maio 2006
» junho 2006
» julho 2006
» agosto 2006
» setembro 2006
» outubro 2006
» novembro 2006
» dezembro 2006
» janeiro 2007

Livros

TV do futebol

» Felisbela Lopes e Sara pereira (orgs) A TV do Futebol; Porto: Campo das Letras

» Televisão e cidadania. Contributos para o debate sobre o serviço público. Manuel Pinto (coord.), Helena Sousa, Joaquim Fidalgo, Helena Gonçalves, Felisbela Lopes, Helena Pires, Luis António Santos. 2ª edição, aumentada, Maio de 2005. Colecção Comunicação e Sociedade. Campo das Letras Editores.

» Weblogs - Diário de Bordo. António Granado, Elisabete Barbosa. Porto Editora. Colecção: Comunicação. Última Edição: Fevereiro de 2004.

» Em nome do leitor. As colunas do provedor do "Público". Joaquim Fidalgo. Coimbra: Ed. Minerva. 2004

» Outras publicações do CECS

Eventos

» Conferência: A Nova Entidade Reguladora no quadro das políticas de Comunicação em Portugal (2006)

» I Congresso Internacional sobre Comunicação e Lusofonia (2005)

» Jornadas ?Dez Anos de Jornalismo Digital em Portugal: Estado da Arte e Cenários Futuros? (2005)

» Todos os eventos







Subscribe with Bloglines


Technorati Profile Powered by Blogger and Blogger Templates